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um LEGADO PARA OS VENCEDORES

um LEGADO PARA OS VENCEDORES

arece que foi ontem. Era 1995, e o Brasil não desconfiava que estava prestes a conhecer um novo agente econômico: ele seria mais exigente, seletivo, consciente e informado. Surgia o conceito do consumidor moderno. Nós enxergamos o tamanho dessa transformação que se avizinhava e desencadeou um processo sem volta. Anunciamos que o poder passaria para as mãos do consumidor – e, de uma maneira positiva, nos tornamos reféns dessa tendência. Esse mesmo consumidor, mais para a frente, nos traria demandas que levaram à criação de conceitos como responsabilidade social, empresa cidadã e sustentabilidade, entre tantos outros.

Assim nasceu a Consumidor Moderno, uma revista que emergiu da antecipação de uma das mais importantes mudanças de cenário no mercado de consumo no País, que só foi possível com a realidade que se abriu com o Plano Real e, posteriormente, a privatização de setores-chave. A estabilidade econômica trouxe, pela primeira vez, a noção de preços relativizados na economia. Era algo inédito poder comparar, testar, avaliar, entender. O consumidor podia agora prestigiar as empresas que ele quisesse e, para isso, iria exigir conhecer essas companhias por dentro.

Foi o início de uma nova jornada que teve cada passo anunciado pela CM. Surgiram necessidades, e ganhou corpo o processo de educação do consumidor. A responsabilidade social despontou. O conceito de Customer Relationship Management (CRM) foi explicado pela primeira vez no País. E o pioneirismo da publicação escancarou o início dos investimentos na cultura corporativa com foco no cliente. O cliente no centro das relações.

A lista de insights trazidos em primeira mão ao País pela CM a firmou como o elo mais importante entre as empresas e os consumidores no Brasil. Uma posição reforçada pelo criterioso trabalho de avaliação das companhias que melhor vivenciam essa relação, culminando no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, um marco estabelecido há 20 anos.

Não parou por aí. Sustentabilidade entrou na lista dos temas indispensáveis do mercado. A multicanalidade. A explosão da conectividade. O primeiro blog da América Latina foi lançado por nós, e o Twitter chegou ao Brasil com destaque no CONAREC, o maior evento mundial de inteligência relacional e de comportamento do consumidor. Summits de executivos C‑Level, encontros de networking, debates com o poder público, pesquisas exclusivas, a discussão séria e responsável sobre o futuro do setor. As contribuições da Consumidor Moderno e do Grupo Padrão se confundem com a história efervescente da evolução do mercado brasileiro nos últimos 25 anos.

Não nos omitimos nem nos temas mais polêmicos. Exemplos não faltam: conflito de gerações, consumo irreal, devastações de redes varejistas tradicionais. E ainda a discussão sobre o propósito nos negócios, e o posterior desvirtuamento do que isso significa. Sobre propósito e lucro, inclusive, como não lembrar dos famosos sete mandamentos do saudoso Comandante Rolim, fundador da TAM, e sua lição para qualquer empresa: só se pode prestar o melhor serviço ao cliente quando se tem lucro, porque é ele que possibilita investir no melhor atendimento.

Também não nos furtamos em iniciar, por exemplo, a discussão sobre o empoderamento feminino, uma tendência lançada por nós há mais de uma década. Tão em voga nos dias atuais, ela deveria ser um debate do passado. Do passado não porque as mulheres não devam ter o seu lugar reconhecido, mas sim porque elas já mais do que provaram seu valor ao longo de toda a história. Já passou da hora de terem a liberdade de escolher ser o que quiserem, sem precisar provar a cada dia seu valor.

Relembrar todo esse pioneirismo ao longo dos 25 anos da publicação mais uma vez reafirma o que já está consolidado no mercado: nosso discurso continua tão atual como no primeiro dia!

Como todo negócio que sobrevive, somos camaleões e estamos sempre nos reinventando. Novos rumos vêm pela frente, no contínuo trabalho de desbravar os cenários mais relevantes para os líderes do mundo corporativo. A capacidade de transformar as informações em conhecimento, que descortina tendências e revela caminhos, continua nos pautando.

O conceito do consumidor moderno é universal. Nossa plataforma de insights estruturados agora ganha novas praças e se torna internacional, interagindo com o público executivo de múltiplas formas, por meio do digital, impresso, eventos, consultoria especializada. Um pacote completo e essencial para estratégias de empresas e executivos vencedores.

E a Consumidor Moderno segue na missão original de 25 anos, de mapear seus movimentos, ao mesmo tempo em que responde às novas e imprescindíveis demandas dos líderes executivos, descortinando visões inovadoras. Como em 1995, aceitamos novamente a responsabilidade de oferecer antecipadamente o que será essencial para um futuro promissor. Porque, afinal de contas, a cada dia que passa, o consumidor moderno fica mais moderno.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
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Érica Issa
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
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Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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