Pesquisar
Close this search box.
PENSANDO EM INOVAÇÃO NO VELHO MUNDO

PENSANDO EM INOVAÇÃO NO VELHO MUNDO

CEO da Berlin School of Creative Leadership

Quando o assunto é inovação, você pensa automaticamente no Vale do Silício? Talvez esteja na hora de rever seus conceitos: apesar de conhecida como o “velho mundo”, a Europa não ficou para trás na hora de repensar em seus modelos de negócio e em suas entregas de serviço nas últimas décadas. Sua revolução digital é um processo único e sozinha transformou culturas e valores de suas nações nos últimos 20 anos: os países europeus vêm lidando com questões de privacidade e proteção de dados muito antes que outros lugares, e seus limites e fronteiras estão enfrentando alguns de seus processos mais desafiadores da história. Apesar de tudo (e talvez por conta de tudo isso), continuamos a ver inovações europeias crescendo a passos rápidos. No caos, surge a criatividade.

Porém, assim como os negócios não são feitos apenas de números e resultados, a revolução digital não é tão somente sobre tecnologia e ferramentas: ambos são sobre – e para – pessoas.

Em um módulo do nosso MBA executivo no ano passado, fizemos um painel intitulado A Transformação Digital e o Panorama de Inovação Europeus, mediado pela Prof. Dr. Katja Nettesheim, professora de Transformação Digital na Universidade Steinbeis. Selecionei aqui os três pontos que considero os principais da conversa:

“Assim como os negócios não são feitos apenas de números e resultados, a revolução digital não é somente sobre tecnologia e ferramentas.

O passado não reflete o futuro

Um dos riscos assumidos por empresas centenárias é que geralmente elas apoiam seu sucesso no que funcionou em seu passado, e esta dinâmica não dá indicação de que isso irá funcionar no futuro. Para apostar em inovação, de fato, é preciso superar a maneira de fazer as coisas, focando apenas o legado, e encarar novas condições e desafios.

Atitude é mais importante que conhecimento e ativos

Katja reforça que, para inovar, conhecimento e ativos fornecem de fato uma base sólida — mas talvez sólida demais (e muito próxima do engessado legado). “Se você acha que sabe, então você não se abre muito para novas maneiras de pensar: você pode estar muito investida em seu conhecimento e no que possui. Mas atitude sempre será crucial”, ela pontua.

A importância da criatividade na liderança

Criatividade pode ser erroneamente vinculada apenas a design ou a conceitos de arte, mas ela é, antes de tudo, sobre encontrar novas maneiras de executar tarefas e pensar em soluções. E, para Katja, em tempos desafiadores é exatamente isso que faz toda a diferença: “É sobre encontrar um novo jeito de fazer as coisas ou comunicar algo. Sabemos que, não raro, líderes estabelecidos não se dão bem com novas demandas de empregados jovens. As habilidades de liderança que eles aprenderam – ordem e controle – não funcionam mais. Então, mais uma vez, eles precisam encontrar novas maneiras de responder às demandas do mercado. E isso é liderança criativa.”

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]