O valor dos consórcios para o crescimento das empresas
- Por Nayara de Deus
- 5 min leitura
Muita gente vem deixando os próprios sonhos para trás ao colocar na ponta do lápis os valores dos financiamentos. E não por menos. Ainda que a Selic tenha recuado, o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros inalterada em 10,50% ao ano, sem previsão de queda daqui até 2025. O Comitê de Política Monetária garantiu, aliás, que não hesitará em elevar a taxa a qualquer momento se julgar conveniente. Esse movimento vem aquecendo o sistema de consórcios com a alta de adesões também do meio empresarial.
“O consórcio permite um planejamento financeiro mais eficiente. Como não exige o pagamento de juros, apenas uma taxa de administração, a modalidade torna o custo final mais previsível e seguro para as companhias”, explica Luis Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon.
De olho na aquisição de bens essenciais sem a necessidade de grandes desembolsos imediatos – além de flexibilidade na escolha dos prazos e dos valores das cartas de crédito – o executivo contou para a Consumidor Moderno que produtos como imóveis e veículos têm sido os preferidos das empresas em crescimento.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Imóveis e veículos em foco
O consórcio de imóveis, ideal para empresas interessadas em investir em espaços comerciais, é a opção para quem busca a expansão do negócio, a abertura de novas unidades, a construção de galpões ou a aquisição de escritórios.
A categoria representa 45% da demanda procurada por empresas em todo o amplo portfólio de consórcios entregues pela Embracon, seguida pelos automóveis, que correspondem a 34% das buscas.
O consórcio de veículos é a opção de gestores que buscam renovar ou expandir suas frotas. Ele permite a aquisição de carros novos ou seminovos, além de caminhonetes, utilitários e motocicletas.
“Foi por meio da aquisição desse produto que a transportadora baiana, Futuro Logística, aumentou em 20% sua capacidade de entrega com planejamento, no curto prazo de três anos, sem comprometer o fluxo de caixa, fugindo das altas taxas de juros oferecidas pelo mercado com melhoria da sua competitividade, aumento da eficiência operacional e baixo custo”, compartilha Toscano.
Nesse cenário, para empresas que necessitam de veículos pesados, como ônibus, caminhões e reboques, o consórcio passa a ser um aliado fundamental para operações logísticas e de transporte, além de ser uma excelente solução para a compra de equipamentos ou maquinários agrícolas essenciais para melhorar a produção e a eficiência operacional no agronegócio.
O executivo também destaca a procura por consórcios de serviços – categorias que possibilitam a modernização das companhias com opções que facilitam a realização de reformas e reparos e a contratação de prestadores de serviços.
Principais recomendações
Para as empresas que planejam acelerar o crescimento, vale planejar as aquisições para aproveitar os prazos mais longos e melhorar a gestão do fluxo de caixa. “Recomendamos a diversificação das cartas de crédito para diferentes tipos de bens, o que otimiza a utilização dos recursos”, afirma o vice-presidente de Negócios da Embracon.
A orientação do executivo é manter o acompanhamento ativo das assembleias e das ofertas de lances. “Isso aumenta as chances de contemplação, permitindo um planejamento mais assertivo e a utilização do crédito no momento mais oportuno, maximizando os benefícios financeiros”, reitera.
O modelo na democratização da inovação
Assim como os consórcios destinados às pessoas físicas, a modalidade vem abrindo novas oportunidades especialmente para a expansão de pequenas e médias empresas, consideradas os grandes motores da economia por representarem, hoje, aproximadamente 30% do PIB nacional, com a geração de cerca de 55% dos empregos formais do País.
Luis Toscano,
vice-presidente de Negócios da Embracon
Nessa perspectiva, as soluções de consórcio apoiam empresas de todos os tamanhos, proporcionando acesso a recursos essenciais para a inovação, o crescimento e a sobrevida de companhias que contam com planos estratégicos bem-definidos – mas é preciso contar com empresas de consórcios capazes de oferecer suporte e entendimento do modelo de negócio de quem busca aderir.
Por isso, ao fazer sua escolha, Toscano reforça que:
♦ Deve-se adotar uma decisão estratégica.
♦ É fundamental analisar as opções e escolher a que melhor se adapte às necessidades e ao perfil financeiro do negócio.
♦ Prefira contar com o auxílio de um consultor especialista para te ajudar no processo.
“Auxiliamos as empresas-clientes por meio de um atendimento consultivo, realizando uma avaliação detalhada das suas necessidades, considerando o segmento, o tamanho e os objetivos de crescimento de cada empresa, sem deixar de lado a promoção de um crescimento sustentável e inovador que beneficie a economia brasileira como um todo”, finaliza.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244