Pesquisar
Close this search box.
O valor dos consórcios para o crescimento das empresas

O valor dos consórcios para o crescimento das empresas

Ao permitir um planejamento financeiro mais eficiente, o consórcio tem sido uma importante opção para investir sem impactar o fluxo de caixa

Muita gente vem deixando os próprios sonhos para trás ao colocar na ponta do lápis os valores dos financiamentos. E não por menos. Ainda que a Selic tenha recuado, o Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros inalterada em 10,50% ao ano, sem previsão de queda daqui até 2025. O Comitê de Política Monetária garantiu, aliás, que não hesitará em elevar a taxa a qualquer momento se julgar conveniente. Esse movimento vem aquecendo o sistema de consórcios com a alta de adesões também do meio empresarial.

“O consórcio permite um planejamento financeiro mais eficiente. Como não exige o pagamento de juros, apenas uma taxa de administração, a modalidade torna o custo final mais previsível e seguro para as companhias”, explica Luis Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon.

De olho na aquisição de bens essenciais sem a necessidade de grandes desembolsos imediatos – além de flexibilidade na escolha dos prazos e dos valores das cartas de crédito – o executivo contou para a Consumidor Moderno que produtos como imóveis e veículos têm sido os preferidos das empresas em crescimento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Imóveis e veículos em foco

O consórcio de imóveis, ideal para empresas interessadas em investir em espaços comerciais, é a opção para quem busca a expansão do negócio, a abertura de novas unidades, a construção de galpões ou a aquisição de escritórios.

A categoria representa 45% da demanda procurada por empresas em todo o amplo portfólio de consórcios entregues pela Embracon, seguida pelos automóveis, que correspondem a 34% das buscas.

O consórcio de veículos é a opção de gestores que buscam renovar ou expandir suas frotas. Ele permite a aquisição de carros novos ou seminovos, além de caminhonetes, utilitários e motocicletas. 

“Foi por meio da aquisição desse produto que a transportadora baiana, Futuro Logística, aumentou em 20% sua capacidade de entrega com planejamento, no curto prazo de três anos, sem comprometer o fluxo de caixa, fugindo das altas taxas de juros oferecidas pelo mercado com melhoria da sua competitividade, aumento da eficiência operacional e baixo custo”, compartilha Toscano. 

Nesse cenário, para empresas que necessitam de veículos pesados, como ônibus, caminhões e reboques, o consórcio passa a ser um aliado fundamental para operações logísticas e de transporte, além de ser uma excelente solução para a compra de equipamentos ou maquinários agrícolas essenciais para melhorar a produção e a eficiência operacional no agronegócio.

O executivo também destaca a procura por consórcios de serviços – categorias que possibilitam a modernização das companhias com opções que facilitam a realização de reformas e reparos e a contratação de prestadores de serviços.

Principais recomendações

Para as empresas que planejam acelerar o crescimento, vale planejar as aquisições para aproveitar os prazos mais longos e melhorar a gestão do fluxo de caixa. “Recomendamos a diversificação das cartas de crédito para diferentes tipos de bens, o que otimiza a utilização dos recursos”, afirma o vice-presidente de Negócios da Embracon.

A orientação do executivo é manter o acompanhamento ativo das assembleias e das ofertas de lances. “Isso aumenta as chances de contemplação, permitindo um planejamento mais assertivo e a utilização do crédito no momento mais oportuno, maximizando os benefícios financeiros”, reitera.

O modelo na democratização da inovação

Assim como os consórcios destinados às pessoas físicas, a modalidade vem abrindo novas oportunidades especialmente para a expansão de pequenas e médias empresas, consideradas os grandes motores da economia por representarem, hoje, aproximadamente 30% do PIB nacional, com a geração de cerca de 55% dos empregos formais do País.

Luis Toscano, 
vice-presidente de Negócios da Embracon

Nessa perspectiva, as soluções de consórcio apoiam empresas de todos os tamanhos, proporcionando acesso a recursos essenciais para a inovação, o crescimento e a sobrevida de companhias que contam com planos estratégicos bem-definidos – mas é preciso contar com empresas de consórcios capazes de oferecer suporte e entendimento do modelo de negócio de quem busca aderir.

Por isso, ao fazer sua escolha, Toscano reforça que:

Deve-se adotar uma decisão estratégica.

É fundamental analisar as opções e escolher a que melhor se adapte às necessidades e ao perfil financeiro do negócio.

Prefira contar com o auxílio de um consultor especialista para te ajudar no processo.

“Auxiliamos as empresas-clientes por meio de um atendimento consultivo, realizando uma avaliação detalhada das suas necessidades, considerando o segmento, o tamanho e os objetivos de crescimento de cada empresa, sem deixar de lado a promoção de um crescimento sustentável e inovador que beneficie a economia brasileira como um todo”, finaliza. 

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]