O CONSUMERISTA TODAS AS FACES DAS RELAÇÕES DE CONSUMO
- Por Melissa Lulio
- 2 min leitura
A ideia é ter um espaço na internet exclusivamente dedicado a discutir a aprovação de normas, acompanhar as decisões judiciais até abrir espaço para as diferentes opiniões sobre todos os movimentos que afetem as relações de consumo no Brasil. Toda a discussão política, econômica e jurídica que impacta o consumidor será a nossa pauta diária.
Nesta primeira edição, a ideia é falarmos um pouco sobre um assunto que está na agenda do mundo corporativo: a Lei Geral de Proteção de Dados.
Lei Geral de Proteção de Dados
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que prevê, entre outros pontos, direitos e deveres para o uso de dados pessoais. Se nada mudar, a lei entra em vigor em agosto deste ano. Mas há quem defenda a prorrogação do prazo para 2022, baseado na ideia de que empresas e até consumidores não sabem sequer o que é proteção de dados.
Um estudo da consultoria ICTS Protiviti mostra que 58% das chamadas pequenas e médias empresas brasileiras ouvidas ainda não iniciaram as ações necessárias para a adaptação às exigências da LGPD. O mesmo estudo mostra que 75% das PMEs sequer possuem uma política de segurança clara de dados.
Em meio a esse cenário, há ainda incertezas sobre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que funciona como se fosse uma agência reguladora. Detalhe: ela sequer foi criada até o fechamento desta edição.
Mas isso não quer dizer que a norma seja uma pedra no caminho corporativo das empresas até o coração do seu consumidor. Há outros estudos que sugerem até mesmo um interessante retorno financeiro, que seria de 270%. É o que afirma um levantamento da Cisco, o qual mostra que, a cada US$ 1 investido, o retorno seria de US$ 2,75.
E quanto a você? Já dedicou um tempo do seu dia para refletir sobre a LGPD? Acompanhe mais notícias sobre o assunto no portal O Consumerista (www.oconsumerista.com.br).
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