O CONSUMERISTA TODAS AS FACES DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

O CONSUMERISTA TODAS AS FACES DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Uma das novidades desta edição da revista Consumidor Moderno é a presença de uma página totalmente dedicada ao portal chamado O Consumerista. Já ouviu falar dele?

A ideia é ter um espaço na internet exclusivamente dedicado a discutir a aprovação de normas, acompanhar as decisões judiciais até abrir espaço para as diferentes opiniões sobre todos os movimentos que afetem as relações de consumo no Brasil. Toda a discussão política, econômica e jurídica que impacta o consumidor será a nossa pauta diária.

Nesta primeira edição, a ideia é falarmos um pouco sobre um assunto que está na agenda do mundo corporativo: a Lei Geral de Proteção de Dados.

Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma lei que prevê, entre outros pontos, direitos e deveres para o uso de dados pessoais. Se nada mudar, a lei entra em vigor em agosto deste ano. Mas há quem defenda a prorrogação do prazo para 2022, baseado na ideia de que empresas e até consumidores não sabem sequer o que é proteção de dados.

Um estudo da consultoria ICTS Protiviti mostra que 58% das chamadas pequenas e médias empresas brasileiras ouvidas ainda não iniciaram as ações necessárias para a adaptação às exigências da LGPD. O mesmo estudo mostra que 75% das PMEs sequer possuem uma política de segurança clara de dados.

Em meio a esse cenário, há ainda incertezas sobre a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que funciona como se fosse uma agência reguladora. Detalhe: ela sequer foi criada até o fechamento desta edição.

Mas isso não quer dizer que a norma seja uma pedra no caminho corporativo das empresas até o coração do seu consumidor. Há outros estudos que sugerem até mesmo um interessante retorno financeiro, que seria de 270%. É o que afirma um levantamento da Cisco, o qual mostra que, a cada US$ 1 investido, o retorno seria de US$ 2,75.

E quanto a você? Já dedicou um tempo do seu dia para refletir sobre a LGPD? Acompanhe mais notícias sobre o assunto no portal O Consumerista (www.oconsumerista.com.br).

APONTE O SEU LEITOR DE QRCODE AQUI

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]