Transforme informação em sabedoria

Transforme informação em sabedoria

Ilustração: VectorMine/Shutterstock

Hoje, em uma sociedade em que informações são compartilhadas de forma ininterrupta, é cada vez mais fácil encontrar respostas a partir de Inteligências Artificiais e buscadores cada vez mais robustos. No entanto, vale questionar se as infinitas e tão acessíveis informações disponíveis no ambiente digital realmente ampliam a inteligência humana ou se depende de nós, seres racionais, transformá-las em conhecimento de fato.

A “convivência” com o ChatGPT faz perceber que, mais do que fazer uma pergunta qualquer, é preciso saber construir o prompt correto, fornecer a ele um contexto e insumos para que a IA, de fato, compreenda a necessidade do usuário e, então, entregue aquilo que ele esperava. Assim como tantas outras habilidades na vida, extrair o melhor da tecnologia exige prática e experiência.

Em 2008, Malcolm Gladwell, publicou o livro Outliers e popularizou a “teoria das 10 mil horas”, que propõe a prática deliberada de alguma atividade por esse período para, de fato, alcançar a maestria. Se forem utilizadas 8 horas de cada dia útil, serão necessários 4 anos, 9 meses e aproximadamente 22 dias para completar as horas necessárias (foi o ChatGPT quem fez a conta!).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em muitas sociedades e culturas, durante muitos séculos, a sabedoria dos ancestrais e de anciãos foi objeto de extremo respeito. Mais do que indivíduos com muitas porções de 10 mil horas acumuladas, eles eram vistos como guardiões da sabedoria de seus povos, fontes de conhecimento essenciais para inspirar tomadas de decisão. Hoje, com a valorização extrema e até exagerada da juventude, isso mudou. É comum que pessoas escondam suas rugas e seus cabelos brancos para não serem vistas como ultrapassadas e antiquadas.

Formam-se dois extremos que, é claro, não correspondem à realidade total, mas que são representativos como objeto de reflexão: de um lado, jovens com pouca experiência, mas muita informação (verídica ou não) acumulada; de outro, idosos que não fazem o uso ideal das tecnologias (inclusive porque elas podem não ser intuitivas para quem não nasceu no ambiente digital) e, em muitos casos, não têm interesse em aprender sobre o tema.

Nesse cenário, quem perde é o futuro. Para os mais jovens, aprender com quem já viveu muitos anos e respeitar essas pessoas, por terem uma sabedoria adquirida ao longo da vida, pode ser transformador, especialmente ao combinar esse conhecimento com a tecnologia que, para a Geração Z, é tão essencial quanto o ar que se respira.

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]