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No Brasil, CX é uma grande ideia

No Brasil, CX é uma grande ideia

   “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre…”, cantou Elis Regina em Maria Maria, composição de Milton Nascimento. A música reforça características brasileiras: a esperança, o esforço, o otimismo. A ideia é de um povo sofrido, mas feliz. De fato, o brasileiro já acumulou motivos para ser uma representação de força e superação. Como consequência, tornou-se referência em temas que, para o mundo, ainda são um desafio. Mas será que reconhecemos os talentos obtidos a partir dessa “estranha mania de ter fé na vida”?

   Inúmeras vezes, disseram que temos “jeitinho” para tudo ou que somos um povo “cordial”. No bom sentido? Nem sempre. Nossos otimismo e hospitalidade foram confundidos com passividade; nossa simpatia e criatividade, com manipulação. Já disseram, de nós, o que há de pior. Somos, entretanto, uma referência que nem todos querem assumir, afinal, as boas características brasileiras são naturais e, para quem não tem a nossa raiz, uma tarefa a aprender. 

   Conscientes dessa realidade e sempre empenhados em trazer à tona o que há de mais positivo, para este CONAREC de 2022 – ano em que o maior evento de experiência do cliente da América Latina completa 20 anos –, trouxemos uma proposta fundamental: vamos refletir sobre o que há de melhor no Brasil? 

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   Fomos a fundo no conceito de experiência, mergulhamos na história dos serviços ao cliente e chegamos à conclusão de que servir ao público é, sim, um dom do brasileiro. Temos, há mais de três décadas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê os mais variados direitos ao cliente.

   É curioso observar, entretanto, que essa é uma legislação que muitas empresas e colaboradores têm prazer em seguir, entregando o que há de mais conveniente para o cliente. E por quê? Curiosamente, a resposta não está relacionada à Lei, mas ao simples fato de que o brasileiro, seja consumidor, seja vendedor, gosta de ver a felicidade do próximo. E oferecer a melhor experiência faz parte disso.

   Na Consumidor Moderno, estamos convictos dessa verdade. Seja você o brasileiro que for, faz parte de uma nobre missão: oferecer, ao próximo, o máximo de conveniência, conforto, facilidade, alegria, hospitalidade e simpatia possíveis. Nós, melhor do que ninguém, entendemos o significado dessas palavras. 

   Por isso, criamos o conceito de CX Made in Brazil: único e singular, mas não irreproduzível. Nesta edição, trazemos conceitos, princípios e melhores práticas que ajudam a alcançar o mais alto patamar em experiência.

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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