No Brasil, CX é uma grande ideia
- Por Melissa Lulio
- 3 min leitura
“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre…”, cantou Elis Regina em Maria Maria, composição de Milton Nascimento. A música reforça características brasileiras: a esperança, o esforço, o otimismo. A ideia é de um povo sofrido, mas feliz. De fato, o brasileiro já acumulou motivos para ser uma representação de força e superação. Como consequência, tornou-se referência em temas que, para o mundo, ainda são um desafio. Mas será que reconhecemos os talentos obtidos a partir dessa “estranha mania de ter fé na vida”?
Inúmeras vezes, disseram que temos “jeitinho” para tudo ou que somos um povo “cordial”. No bom sentido? Nem sempre. Nossos otimismo e hospitalidade foram confundidos com passividade; nossa simpatia e criatividade, com manipulação. Já disseram, de nós, o que há de pior. Somos, entretanto, uma referência que nem todos querem assumir, afinal, as boas características brasileiras são naturais e, para quem não tem a nossa raiz, uma tarefa a aprender.
Conscientes dessa realidade e sempre empenhados em trazer à tona o que há de mais positivo, para este CONAREC de 2022 – ano em que o maior evento de experiência do cliente da América Latina completa 20 anos –, trouxemos uma proposta fundamental: vamos refletir sobre o que há de melhor no Brasil?
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Fomos a fundo no conceito de experiência, mergulhamos na história dos serviços ao cliente e chegamos à conclusão de que servir ao público é, sim, um dom do brasileiro. Temos, há mais de três décadas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê os mais variados direitos ao cliente.
É curioso observar, entretanto, que essa é uma legislação que muitas empresas e colaboradores têm prazer em seguir, entregando o que há de mais conveniente para o cliente. E por quê? Curiosamente, a resposta não está relacionada à Lei, mas ao simples fato de que o brasileiro, seja consumidor, seja vendedor, gosta de ver a felicidade do próximo. E oferecer a melhor experiência faz parte disso.
Na Consumidor Moderno, estamos convictos dessa verdade. Seja você o brasileiro que for, faz parte de uma nobre missão: oferecer, ao próximo, o máximo de conveniência, conforto, facilidade, alegria, hospitalidade e simpatia possíveis. Nós, melhor do que ninguém, entendemos o significado dessas palavras.
Por isso, criamos o conceito de CX Made in Brazil: único e singular, mas não irreproduzível. Nesta edição, trazemos conceitos, princípios e melhores práticas que ajudam a alcançar o mais alto patamar em experiência.
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