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A orquestração de canais é o caminho para a experiência do cliente ideal

A orquestração de canais é o caminho para a experiência do cliente ideal

Conheça os vencedores do Prêmio CONAREC 2022 e entenda por que ter uma estratégia de canais é indispensável

   Oferecer uma experiência do cliente marcante, surpreendente e até inesquecível é o objetivo das empresas que, sabiamente, buscam perdurar no mercado. Entretanto, muitos fatores e elementos precisam ser combinados até que essa meta seja alcançada – estratégias, técnicas, metodologias, tecnologias e parcerias. Nos últimos anos, essa verdade tornou-se ainda mais premente, uma vez que o consumidor passou a ser mais exigente e, inclusive, habituado com diferentes canais. Na corrida pela preferência do cliente, coube às empresas apenas a adaptação.

   E quem tem-se destacado nesse contexto – tanto no relacionamento direto com o consumidor quanto no papel de fornecer tecnologias, serviços e instrumentos necessários para o verdadeiro customer experience? Elaborado a partir do estudo Panorama Brasileiro de Atendimento Digital, o Prêmio CONAREC reconhece empresas que valorizam o relacionamento – seja com o consumidor, seja entre parceiros.

   A partir de uma consistente base de pesquisa e uma metodologia exclusiva, a CX Brain – unidade de inteligência ligada ao Grupo Padrão, que incorporou o Centro de Inteligência Padrão (CIP) – avalia companhias de 26 segmentos. Entende-se, então, quais são as prioridades hoje no relacionamento com clientes.

   Em 2022, o destaque vai para o aplicativo que ocupa a mente e os olhos dos brasileiros: o WhatsApp. Memes, vídeos, figurinhas, áudios, vídeos e tantos outros recursos disponíveis tornam este um canal indispensável na vida cotidiana pessoal e profissional. Os consumidores dedicam um tempo imensurável ao diálogo digital – abrindo mão, em muitos casos, dos relacionamentos físicos e pessoais. E o que isso quer dizer? Para as empresas, quer dizer muito. Mas será que estão todas prontas para ouvir?

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  “Os resultados do Prêmio CONAREC revelam uma forte tendência de priorização de uma estratégia omnichannel com os canais digitais – WhatsApp à frente, ocupando cada vez mais o centro das ações”, analisa Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão e CEO da CX Brain. “O cliente quer ter o ‘controle’ da ação e da interação e, pelo WhatsApp, isso é possível.”

   Por isso, CPOs e fornecedores de tecnologia estão, cada vez mais, recebendo demandas relacionadas à potencialização dos canais digitais. Prova disso é que 86% dos CPOs presentes no estudo oferecem atendimento digital. “Acredito que essa tendência irá se consolidar ainda mais após a entrada em vigor do novo Decreto do SAC, que enfatiza justamente a oferta dos canais digitais 24×7”, sustenta o executivo.

QUEM INDICA O PARCEIRO
OU O FORNECEDOR DE SOLUÇÕES?

Em 63% dos casos, CPOs e Empresas Contratantes indicam um ao outro o Parceiro ou o Fornecedor de Soluções contratado:

AVALIAÇÃO DOS CPOs

Dos CPOs presentes no estudo, 86% oferecem atendimento digital:

PRIORIDADES

Os principais critérios de avaliação dos CPOs pelas Empresas Contratantes são:  

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ORQUESTRAÇÃO DE CANAIS

   Fica cada vez mais claro que não basta estar presente em todos os pontos de contato: é preciso orquestrá-los, com foco em uma jornada fluida e estratégica. “As empresas também estão acelerando sua mudança vislumbrando tornar os negócios mais digitais e mais baseados em dados”, afirma Meir. “Existem muitas dificuldades nesse caminho – inclusive no sentido de entender como orquestrar os canais para adequá-los aos interesses, às expectativas e aos hábitos de cada consumidor.” A expertise dos CPOs é essencial nesse cenário: são estas as empresas que são o tom e trabalham a cadência dessa orquestração.

   O futuro já dá alguns sinais: nos próximos anos, veremos acelerar a necessidade de as empresas imprimirem e promoverem o letramento e a inclusão digital radicais. A pressão virá tanto dos clientes quanto dos competidores. “O poder do WhatsApp seguirá crescendo e, provavelmente, ele irá se tornar o canal dominante de interação e até mesmo de transação”, determina o diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão. Veja, a seguir, os gráficos com os destaques desta edição do Prêmio CONAREC 2022.  

ENTENDA O PRÊMIO CONAREC

O reconhecimento nasce do estudo Panorama Brasileiro de Atendimento Digital e é composto por três tipos de empresas: 

Empresas Contratantes

CPOs 

Parceiros e Fornecedores
de Soluções

Cada um deles compõe uma premiação com metodologia própria, assim são definidos os vencedores. Apesar disso, o Prêmio reconhece a importância do relacionamento entre empresas. Esse é um componente significativo para a determinação dos vencedores.

Por isso, CPOs e Empresas Contratantes avaliam-se uns aos outros, também avaliam os Parceiros e Fornecedores de Soluções e são avaliados pelo estudo, levando à nota final.

QUE EMPRESAS SÃO AVALIADAS?

Empresas Contratantes 

São aquelas que possuem operações de atendimento ao cliente realizadas, parcial ou totalmente, por empresas terceirizadas.

CPOs

São empresas que prestam serviços de atendimento ao cliente para outras empresas – como CPOs, BPOs e contact centers.

Parceiros e Fornecedores de Soluções

Oferecem serviços para outras empresas, relacionados ou não à tecnologia.

CONHEÇA AS CAMPEÃS DO PRÊMIO CONAREC 2022:

CONTRATANTES

VENCEDOR / SEGMENTO

BENEFÍCIOS

VAREJO – MODA E CALÇADOS

CARTÕES

PLANOS DE SAÚDE

SEGUROS – RAMOS GERAIS/PREVIDÊNCIA E CAPITALIZAÇÃO

BANCOS DIGITAIS

AUTOMÓVEIS

VAREJO – SUPER – HIPERMERCADOS, ATACAREJO E CASH & CARRY

ADQUIRENTES

SAÚDE

COSMÉTICOS E PERFUMARIAS

FARMÁCIA

ELETROELETRÔNICOS

COMPANHIA AÉREA

CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS

ENERGIA E UTILITIES

SERVIÇOS FINANCEIROS

VAREJO – E-COMMERCE

ALIMENTOS

TV POR ASSINATURA

TELECOMUNICAÇÕES

SERVIÇOS DIGITAIS

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

INDÚSTRIA

EDUCAÇÃO

PARCEIROS E FORNECEDORES DE TECNOLOGIA

VENCEDOR / SEGMENTO

→ TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

→ CONSULTORIA ESTRATÉGICA

HOME OFFICE

BLOCKCHAIN/CIBERSEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS

SERVIÇOS DE TELEFONIA

→ AGENTE/ASSISTENTE VIRTUAL PARA ATENDIMENTO RECEPTIVO POR VOZ

→ DISTRIBUIDOR AUTOMÁTICO
DE CHAMADAS (DAC)

→ INTEGRADOR DE COMPUTADOR/TELEFONE (CTI)

→ INTEGRADOR DE CONTACT CENTER

→ CALLBACK

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

→ AUTOMAÇÃO ROBÓTICA
DE PROCESSOS (RPA)

→ SOLUÇÃO DE
AUTOATENDIMENTO (URA)

→ SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO

SISTEMA DE MONITORIA DE AGENTES

→ AUTOMAÇÃO DA FORÇA DE VENDAS (SALES FORCE AUTOMATION)

→ DISCADOR PREDITIVO

GOVERNANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS

→ CONSTRUÇÃO DA JORNADA
DO CLIENTE

→ JORNADA DO CLIENTE

→ CRM

→ INTEGRADOR DE CRM

→ BIG DATA

→ ENTERPRISE RESOURCE PLANNING (ERP)

→ NPS

→ SOFTWARE DE FEEDBACK/
OPINIÃO DE CLIENTES

AGENTE/ASSISTENTE VIRTUAL PARA ATENDIMENTO RECEPTIVO
POR TEXTO

SPEECH AND INTERACTION ANALYTICS

→ PLATAFORMA DE ATENDIMENTO OMNICHANNEL

→ SISTEMA PARA MELHORIA DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL DO BACKOFFICE

→ SOLUÇÃO DE CHAT

CPOs – GRANDES OPERAÇÕES

VENCEDOR / SEGMENTO

→ ATENDIMENTO DIGITAL

→ ATENDIMENTO MULTICANAL

→ COBRANÇA E RECUPERAÇÃO

→ RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO

→ VENDAS ATIVAS

→ GESTÃO DE OPERAÇÕES/QUALIDADE

→ GESTÃO DE PESSOAS

→ SUPORTE TÉCNICO

→ VENDAS RECEPTIVAS

→ SAC

→ GESTÃO DE INOVAÇÃO

→ GESTÃO MULTICANAL

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CATEGORIAS ESPECIAIS*

CATEGORIA / VENCEDOR

CESARIO NAKAMURA (ALELO)

JANSEN ALENCAR (GRUPO SERVICES)

FRANCESCO RENZETTI (ALMAVIVA)

CELSO TONET (CLARO)

ALFREDO MORGADO (TELEPERFORMANCE)

ANDREA CARPES (ITAÚ)

ANDREA DOLABELA (DASA)

ANA PAULA KAGUEYAMA (PAYPAL)

PAULO HENRIQUE CAMPOS (TIM)

*Durante a premiação, serão reconhecidos também os vencedores das categorias Empresa do Ano e BPO do Ano.

CPOs – PEQUENAS E MÉDIAS OPERAÇÕES

VENCEDOR / SEGMENTO

→ ATENDIMENTO DIGITAL

→ ATENDIMENTO MULTICANAL

→ RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO

→ VENDAS RECEPTIVAS

→ COBRANÇA E RECUPERAÇÃO

→ GESTÃO DE INOVAÇÃO

→ GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO MULTICANAL

→ SAC

→ SUPORTE TÉCNICO

→ VENDAS ATIVAS

→ GESTÃO DE OPERAÇÕES/QUALIDADE

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CONTRATANTES

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CIELO

→ ADQUIRENTES

Apesar de ser sinônimo de categoria, a Cielo é hoje líder no segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina e vai muito além da “maquininha”. Não por acaso, para ela, ser customer centric é essencial. Com o propósito de simplificar e impulsionar negócios para todos, ela assume ainda o compromisso de transformar a vida de milhões de pessoas que empreendem.

SEARA

→ ALIMENTOS

Com o cliente no centro e processos que mesclam a tecnologia e o potencial humano, a Seara prioriza a construção de uma relação de confiança com os consumidores. “Nosso objetivo é construir conexões que vão além do atendimento, e que contribuam para a aproximação da marca com o consumidor”, comenta Mellina Casseb de Almeida, gerente de Serviço ao Cliente/Consumidor da Seara.

TIM

→ TELECOMUNICAÇÕES

Nos dias de hoje, o tempo é um ativo cada vez mais importante, bem como a redução de esforço na experiência do cliente. “Queremos sempre privilegiar o encantamento”, afirma Paulo Henrique Campos, diretor de Customer Operations da TIM Brasil. “Oferecemos um processo fluido que deixa o cliente decidir qual caminho tomar.”

UOL

→ SERVIÇOS DIGITAIS

Colocar o cliente no centro das decisões. Essa é a estratégia utilizada pelo UOL para entregar um atendimento de excelência. “Analisamos a jornada e as principais demandas do consumidor, desenhando processos cada vez mais ágeis e assertivos e somando tecnologia e inteligência, de forma conjunta com nossos parceiros de atendimento”, afirma Michel Rodrigues, diretor de Relacionamento com o Cliente do UOL.

NEOENERGIA

→ ENERGIA E UTILITIES

A Neoenergia tem uma história de mais de 20 anos no Brasil, construída a partir do tripé Pessoas, Processos e Tecnologias. Dessa base surgem as maiores oportunidades e as fontes de conhecimento para apoio aos projetos de inovação e melhoria da experiência do cliente com a marca.

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CPOs – GRANDES OPERAÇÕES

CPOs – PEQUENAS E MÉDIAS OPERAÇÕES

CALLINK

→ RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO

→ VENDAS RECEPTIVAS

   A Callink reúne estratégias que beneficiam o consumidor e, é claro, as empresas-clientes. Em um cenário em que o digital é cada vez mais necessário para as companhias, Bruna Veríssimo, head de Novos Mercados da Callink, conta que há um time dedicado a atender às empresas-clientes, composto por profissionais multidisciplinares. “A equipe realiza uma imersão nas operações para entender oportunidades, proposta de automações digitais e melhoria contínua”, diz.

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PARCEIROS E FORNECEDORES DE TECNOLOGIA

AMAZON WEB SERVICES (AWS)

→ CLOUD

Amplamente adotada no mundo, a AWS é a oferta de nuvem mais abrangente do mercado. Mas a colaboração da empresa vai além da pura tecnologia. “Com nossos parceiros no Brasil, a AWS tem o compromisso de educar o mercado brasileiro sobre nuvem e guiar nossos clientes em seu caminho rumo à inovação e à transformação digital”, diz Cleber Morais, diretor-geral para o Setor Corporativo da AWS no Brasil.

CISCO

→ BLOCKCHAIN/CIBERSEGURANÇA
E PROTEÇÃO DE DADOS

A Cisco é a líder mundial em tecnologia que alimenta a Internet, e um de seus diferenciais é inspirar possibilidades, reinventando as aplicações, protegendo os dados, transformando a infraestrutura etc. Recentemente, ela divulgou um plano de plataforma global, a Cisco Security Cloud, que oferece acesso e conectividade seguros para empresas de qualquer formato e tamanho. 

GENESYS

→ AGENTE/ASSISTENTE VIRTUAL PARA
ATENDIMENTO RECEPTIVO POR VOZ

→ DISTRIBUIDOR AUTOMÁTICO
DE CHAMADAS (DAC)

→ INTEGRADOR DE COMPUTADOR/TELEFONE (CTI)

INTEGRADOR DE CONTACT CENTER

→ CALLBACK

Simplificação, personalização genuína e interações com empatia. Esses são alguns dos atributos que, segundo Rodrigo Marcondes, presidente da Genesys Brasil, estão presentes nos serviços prestados pela empresa. “Somos pioneiros em Experience as a Service, permitindo que organizações de todos os tamanhos ofereçam uma personalização genuína em escala e interações com empatia, além de promover a confiança e a fidelidade do cliente”, comenta. 

MICROSOFT POWER BI

→ BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

O Power BI da Microsoft é um dos recursos disponíveis hoje no mercado que mais se adequa a um modelo que permite entender os desafios de cada cliente. “O Power BI oferece recursos para análise de dados que podem apoiar a tomada de decisões estratégicas, com integração de dados com muitas fontes de informação, levando todo o trabalho para a nuvem”, explica Marcondes Farias, diretor de Produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil.

PWC

→ GOVERNANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS

Na PwC, o desafio de apoiar parceiros de negócios em um mundo em transformação pode ser resumido em duas necessidades interligadas: construir confiança e entregar resultados sustentáveis em um ambiente no qual a competição, a disrupção e a necessidade de inovar e se transformar são crescentes. Por isso, a empresa está presente em 158 territórios, com mais de 250 mil profissionais.

SOLUCX

→ NPS

→ SOFTWARE DE
FEEDBACK/OPINIÃO
DE CLIENTES

Dar voz ao cliente para que as empresas proporcionem a melhor experiência de relacionamento com seus consumidores. Essa é a missão da SoluCX, empresa criada em 2016, que tem-se destacado no mercado brasileiro como um parceiro tecnológico moderno e eficiente em customer experience. 

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CATEGORIAS ESPECIAIS

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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