O design chegou para ficar e liderar a inovação
- Por Carolina Cruz Perrone
- 2 min leitura
Por muito tempo, a disciplina do design dentro das grandes empresas foi considerada uma firula estética, sendo chamada após todas as decisões estratégicas para apenas “embelezar” projetos. Mas esse tempo está chegando ao fim. O valor do design para as decisões de negócios foi finalmente reconhecido.
Design é método, é mindset, é estratégia. Para Roger Martin, autor do livro The Design of Business, “o design concentra-se na aceleração do ritmo em que o conhecimento avança do mistério (um problema inexplicável) para a heurística (uma regra prática que nos guia em direção a uma solução) para o algoritmo (uma fórmula de sucesso replicável)”.
O mundo dos negócios é, mais do que tudo, sobre riscos e resultados de escolhas. E o risco é inerente à inovação. Riscos de viabilidade técnica, comercial e, principalmente, de valor e usabilidade – para o cliente final. E sem cliente não tem negócio. Quem melhor do que o profissional que é especialista em avaliar valor e usabilidade para os consumidores, então, para chamar para a mesa de decisões?
PUBLICIDADE
Se eu tivesse que definir o papel dos designers dentro das grandes corporações em um tweet, eu diria que é ser o guardião da experiência do cliente de ponta a ponta. Toda vez que uma decisão de negócio ou tecnologia interferir na melhor experiência para o cliente, o designer deve levantar uma bandeira vermelha, avaliar os riscos envolvidos, gerar hipóteses e testar.
Por fim, não há maneira melhor de mitigar riscos do que a cultura da experimentação. E essa é a habilidade que designers dominam melhor do que ninguém – lidar com o incerto, aceitar o incômodo que a divergência de ideias traz e saber que podem contar com um método para seguir em frente. Só assim é possível sair do senso comum em busca da disrupção.
Como define o designer canadense Bruce Mau: “Design é liderança: visualizar um futuro e executar sistematicamente essa visão.” Isso é a inovação: ver o mundo não como é, mas como poderia ser.
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244