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Chilli Beans: sem encantamento, não há experiência

Chilli Beans: sem encantamento, não há experiência

De acordo com Caito Maia, fundador da Chilli Beans, para conquistar o consumidor, é preciso ser phygital e contar histórias relevantes

“Estou aqui no meu jardim, onde sofri tanto nessa pandemia e achei que eu ia perder tudo…  Acabamos de fazer uma ação, uma festa incrível no Big Brother Brasil, e estou muito feliz”, contou o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, em fevereiro de 2022. Ele relatou no Twitter a reviravolta vivida nos últimos dois anos, em meio à pandemia de COVID-19. 

O sentimento de Caito foi compartilhado por muitos empreendedores e executivos mundo afora – tanto por causa do coronavírus quanto pelos efeitos econômicos do distanciamento social. Empreendedores dos mais variados segmentos de mercado viram a oscilação de seus negócios, especialmente em segmentos que não poderiam atuar on-line. Mais do que nunca, era impossível prever o dia seguinte.

Por outro lado, o uso do digital ganhou força e, para as marcas, tornou-se indispensável estar presente no ambiente on-line. Maia, porém, reforça que, nesse cenário, aquele que se destaca é quem interpreta os anseios do consumidor e oferece uma jornada completa – digital e off-line. “O cliente hoje diz onde quer interagir, de que forma quer consumir, por isso, estar preparado tanto no físico quanto no digital não é mais diferencial, é pré-requisito”, disse à Consumidor Moderno. 

Independentemente do canal, ele destaca que o desafio de hoje é o mesmo de sempre: contar histórias relevantes, verdadeiras, que envolvam o consumidor com a marca, a história dela, os seus produtos ou serviços. “É aí que você desperta a emoção, mexe com as sensações”, reforça. 

Confira a entrevista com Caito Maia, fundador da Chilli Beans.

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CONSUMIDOR MODERNO – Considerando a performance da Chilli Beans, o que você diria que é o caminho do sucesso da marca para engajar o cliente?

Caito Maia – Na minha visão, são muitos caminhos, e esse é um dos desafios do empreendedor. Nós sempre acreditamos no conceito de varejo ótico e em atender o cliente onde ele estiver, seja no físico, seja no digital. Por isso operamos site, loja, quiosque, venda direta, múltiplos formatos. Mais importante que o canal é o fortalecimento da sua marca com o público. Engajar diversas gerações ao longo de 25 anos foi uma trajetória maravilhosa, de erros, acertos e mudanças de rota constantes.

CM – Cada marca deve buscar o seu próprio mapa do engajamento? O que orienta as decisões?

Caito – Cada marca tem seu público. Estar atento às mudanças de geração, de comportamento e de tendências é essencial para o empreendedor. Esse radar afiado faz toda a diferença. Aqui na Chilli Beans, temos um time incrível para mapear tudo isso e gerar engajamento com públicos de diversos perfis. Esse time envolve diversas áreas da empresa e embasa nossas decisões de marketing, produto, expansão e outras estratégias. Manter a atenção do consumidor é um desafio constante em qualquer setor. 

CM – Como a tecnologia pode ser aliada na construção de uma jornada eficiente que satisfaça o consumidor hoje?

Caito – Deve ser umas das principais aliadas. Tanto na questão da compra – no site, na loja e nos aplicativos – como no relacionamento, nas estratégias de CRM e nas redes sociais. A tecnologia veio para diversificar, facilitar e multiplicar as ferramentas que uma marca tem à disposição. Na nossa loja 2.0, o vendedor também faz venda on-line. É preciso inteligência para selecionar o que mais se adapta ao perfil da empresa e aos desejos do público consumidor.

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CM – Qual é a melhor estratégia para atender o consumidor phygital?

Caito – Acho que não é apenas uma única estratégia, mas um conjunto bem-definido de ações, canais, comunicação e portfólio. Nós lançamos produtos diferentes a cada semana, então conseguimos manter o consumidor engajado e gerar desejo com boas campanhas, ponto de venda, ações com influencers, promoções. Jamais acreditei em um modelo só digital. Acho que o físico e o on-line se complementam e maximizam a experiência e o engajamento do público.

CM – Como a Chilli Beans enxerga o metaverso? Há planos para mais ativações que vocês podem revelar?

Caito – Estamos atentos a tudo o que existe de novidade. Acho que é cedo ainda pra cravar se será uma realidade mesmo ou apenas uma tendência. Nos negócios, o tempo de maturação de uma nova tecnologia pode ser bem maior. Tivemos uma boa experiência com o metaverso, com a nossa convenção Superdose feita no game GTA, e estamos de olho em novas possibilidades sim, mas ainda sem planos concretos em curto prazo

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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