Insights Consumidor Moderno Experience – Consumo
- Por Melissa Lulio
- 4 min leitura
Consumo global
Nos últimos anos, falar de varejo tornou-se, necessariamente, falar em consumo phygital, afinal, com o distanciamento social, a sobrevivência do setor dependeu da digitalização. A tendência passou a ser, naturalmente, a combinação entre o digital (com o qual o cliente se acostumou) e o físico (que jamais deixará de fazer parte da realidade do consumidor).
Mas será que que isso mudou a forma como o consumidor enxerga a possibilidade de comprar itens que vêm de fora do País? O Relatório Comércio sem Fronteiras 2022 do PayPal revela que sim. Segundo o estudo, 42% dos compradores agora se sentem mais à vontade para fazer compras internacionais. Ao mesmo tempo, 57% dizem ter gastado mais em produtos e experiências que pudessem ser compartilhados com amigos e familiares.
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Da indústria para o consumidor
Mais do que um desejo, a aproximação com o consumidor tornou-se uma necessidade para a indústria – seja por meio do varejo, seja numa conexão direta. Na BASF, a estratégia passa por tecnologia e metodologia, como explica Renata Milanese, diretora de Customer Enabling da BASF para a América do Sul. “Trabalhamos em pilares principais: dados e mensuração, gestão do relacionamento e geração de conexões”, diz. “Usamos ferramentas para instrumentalizar e garantir o tratamento adequado da jornada do cliente; implementamos um novo sistema de CRM; e aplicamos a pesquisa NPS.” Além disso, ela menciona a importância da cocriação e da participação ativa no desenvolvimento dos negócios das empresas-clientes.
Renata Milanese,
diretora de Customer Enabling da BASF para a América do Sul
Do Brasil aos EUA pelo metaverso
Morar fora do País é o sonho de muitas pessoas. Porém, poucas nações facilitam o processo de imigração – que costuma ser no mínimo burocrático. Apesar disso, há quem tente inovar para facilitar a vida do cidadão e do consumidor. É o caso da AG Immigration – escritório de advocacia imigratória para os Estados Unidos –, que inaugurou uma sede no AltspaceVR, metaverso da Microsoft.
No ambiente virtual, os clientes poderão agendar consultas com advogados, consultar petições e participar de palestras e workshops gratuitos sobre como morar e trabalhar nos EUA. O escritório de advocacia, que tem sede em Washington, D.C., trabalha atualmente com clientes de quase 30 países, sendo o Brasil o seu maior mercado.
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Alívio e conveniência
Será que o brasileiro está estressado? É possível que sim. O dado que leva a essa conclusão, entretanto, não está ligado à saúde mental, mas ao consumo de remédios para a gastrite – que tem, entre as causas, justamente o estresse e a ansiedade. Segundo informações do estudo Consumer Insights, realizado pela Kantar, a categoria “antiácidos” foi a que mais cresceu no Brasil entre os medicamentos livres de prescrição (OTC) no último ano: o medicamento foi adquirido por 429 mil novos lares. Desde o início da pandemia, houve 175% de crescimento de vendas em unidades. Quem mais contribuiu para esse crescimento foi a classe C.
Insights que vêm do comportamento
ERIC DHAESE,
general manager do Rappi
As empresas nascidas no ambiente digital mudaram completamente a perspectiva do cliente a respeito de experiências fluidas, uma vez que alteraram o que conhecíamos por velocidade e conveniência. “O Rappi já nasceu dentro de um escopo de escuta ativa dos usuários, um primórdio que naturalmente nos guiou em direção à hiperpersonalização, que vem sendo aprimorada ao longo do tempo”, explica Eric Dhaese, general manager do Rappi.
Ele conta que o “Qualquer Coisa”, hoje renomeado como “Rappi Favor”, foi um dos primeiros serviços que surgiram na plataforma quando ela foi criada, em 2015, na Colômbia, e se mantém até hoje. “A partir dele, exercitamos essa escuta ativa ao abrir um canal para que os usuários nos desafiem a atender a um desejo ou a uma necessidade que eles não conseguem achar nos ambientes digitais”, afirma. “Somos uma empresa de inteligência de dados, e buscamos constantemente entender, na prática, a rotina, os costumes, os desejos e as necessidades de nossos usuários, estudando a jornada do cliente por meio de uma abordagem multicanal.”
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