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CX da mesa do bar ao atendente de call center

CX da mesa do bar ao atendente de call center

Professor de Inovação da ESPM

ano era 2003. Eu morava em Brasília, mas não perdia a oportunidade de ir até Belo Horizonte visitar a família. Nessas idas, sempre dava uma passada em uma choperia da cidade. O host já me conhecia e, mesmo com a casa cheia, sempre havia mesas reservadas para clientes fiéis. 

Essa choperia, há 20 anos, antes de existir iPhone, apps e startups digitais, já tinha um primoroso sistema de padronização da experiência do cliente. Era o CX mineiro da melhor qualidade. Assim que o host te deixava em sua mesa, ele apresentava seu garçom. Tudo funcionava de maneira muito fluida – “seamless”, como se fala hoje. O garçom entregava o cardápio e já vinha com uma bandeja com tulipas de chope “trincando” de geladas. Da entrada ao primeiro gole de chope costumava levar menos de 1 minuto. 

A padronização da qualidade de serviço é algo muito difícil de ser alcançada, pois requer desenho detalhado da jornada do cliente, mapeamento de momentos críticos e muito treinamento do pessoal. Aquela choperia surpreendia em todos os detalhes. Na hora de pedir um petisco, as ações padronizadas dos garçons pareciam uma valsa muito bem ensaiada. Funcionava assim: você pedia sua porção e o garçom ia direto à cozinha deixar o pedido. Depois, voltava com os pratos, os talheres e os molhos e os deixava em sua mesa. A partir disso, todos os garçons sabiam que aquela mesa tinha um pedido pendente na cozinha e passavam a cobrar, para que os clientes não esperassem muito. Nunca tive que cobrar; havia um exército de garçons cobrando por mim. 

Regressando a Brasília, voltava ao serviço comum, a que todo brasiliense se submetia. Bares lotados, caros, garçons que ficam num canto conversando entre si e clientes esperando. 

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O conceito de “Customer Experience” tomou forma e se valorizou no mundo digital, no qual o CX é tão importante quanto preço e funcionalidade do produto. Enquanto no mundo real ainda nos deparamos com experiências nada planejadas, o mundo digital avança a passos largos. A grande novidade para tornar a vida dos clientes e das empresas mais fácil é a Inteligência Artificial generativa. 

Hoje, toda e qualquer empresa pode contratar serviços de IA para automatizar assistentes virtuais. Além disso, a capacidade de a IA gerar conteúdo vai tornar a vida de profissionais muito mais fácil. Não se assuste se aquela ligação para uma Central de Atendimento passar de um momento de stress para um momento agradável, no qual cada palavra dita pelo atendente pode ter sido gerada por uma IA que conhece profundamente todo seu histórico de relacionamento com a empresa e seu perfil, com base em milhares de posts que você fez em redes sociais. Será o atendente de Call Center seu próximo melhor amigo?

O fato é que o CX dos serviços digitais tem nos deixado deliciosamente mimados. Meu sonho é que essa mesma qualidade invada os serviços do mundo físico. Já pensou chegar num pronto-socorro e nunca ter que esperar? Eu já… e tem jeito. 

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
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Repórteres
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Revisão
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MARKETING
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TECNOLOGIA
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CX BRAIN
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
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sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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