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CX made in Brazil: o melhor do mundo

CX made in Brazil: o melhor do mundo

   Há 20 anos, quando criamos o CONAREC, o Brasil era outro. Alguns anos antes, quando criamos a Consumidor Moderno, o Brasil era ainda outro – muito diferente – e o mundo também. A ponte entre consumidores e empresas era menos sólida e acessível e, como modelo de negócio, propúnhamos uma solução para isso. 

   A partir do Código de Defesa do Consumidor (CDC), passando pela privatização dos serviços de telecomunicações até a consolidação do que, hoje, entendemos como experiência do cliente, foi uma longa trajetória – que, é claro, não terminou. Ainda há muitos capítulos sendo escritos ou gravados e a Consumidor Moderno tem orgulho de, como protagonista, participar dessa história.

   Nos dias de hoje, com as exigências dos consumidores expressadas nas redes sociais, tudo o que acontece pode tomar proporções maiores. As empresas estão em xeque por não entenderem como, de fato, lidar com tantas tribos de consumidores pedindo os maiores despautérios, julgando, emitindo opiniões e até exigindo opiniões sobre temas que não estão necessariamente ligados ao core business das marcas. 

   Percebemos que as marcas estão realmente buscando entender como se relacionar de maneira eficiente e conveniente com os consumidores, os colaboradores, a sociedade e os stakeholders em geral. E todos os estudos que realizamos e observamos em nossa plataforma – de forma estruturada ou não – apontam para a mesma tendência: a única alternativa realmente viável é ter o cliente no centro.

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   Por melhores que sejam em tecnologia, serviços, produtos, governança… empresas que não têm, no DNA, o propósito de ser realmente focadas no consumidor não têm solidez ou um futuro promissor. Prova disso é que inúmeras startups surgiram com o objetivo de, por meio da tecnologia, trazer eficiência, redução de custos, entre outros objetivos e, rapidamente, foram por água abaixo. Se o cliente não entra na equação, o prejuízo é certo. 

   Por isso, as empresas precisam estar preocupadas em prover experiências marcantes e diferenciadas. Mas o que isso significa? O consumidor muda a todo tempo e, na mesma velocidade, aumenta o grau de exigência. Por isso, ele espera ser surpreendido de maneiras diferentes. A boa notícia é que estamos à frente: ninguém no mundo tem condições de fazer Customer Experience como o brasileiro. 

   A razão para esse diferencial é muito simples: nós temos elementos fundamentais – a empatia, o calor humano e a vontade de interação – que são únicos. A Consumidor Moderno é uma prova disso. É o único lugar do mundo em que existe uma Lei Federal focada em atendimento. Temos questionamentos e ressalvas em relação ao novo texto do Decreto do SAC mas, ainda assim, reforçamos a importância de trazer a evolução dos canais para o âmbito legislativo. 

Por melhores que sejam em tecnologia, serviços, produtos, governança… empresas que não têm, no DNA, o propósito de ser realmente focadas no cliente não TÊM solidez ou um futuro promissor

   Quando começamos a verificar a natureza das operações “Made in Brazil”, percebemos que não existe paralelo em outros países. Exemplo disso é o setor de Saúde: os padrões de excelência que temos são incomparáveis – tanto na parte hospitalar como na parte de medicina diagnóstica.

   Até o próprio trabalho que grandes redes de fast-food fizeram no Brasil e a partir do Brasil viraram crise mundial. O melhor exemplo nesse sentido é o próprio McDonald’s, que virou “Méqui”. Parece algo básico, mas é a alteração de uma marca para atender a características regionais. Na prática, mostra que uma multinacional, quando vem para o Brasil e se tropicaliza, fica diferente. Isso porque, para fazer negócios no por aqui, é preciso ser como o brasileiro. Temos uma habilidade em entender o outro que gera um senso de responsabilidade diferente e, sem entender a natureza comportamental do brasileiro, ninguém vai ter sucesso. Por isso, dedicamos todo esse momento atual a realmente convocar as empresas a entender o jeito brasileiro de servir, de fazer diferente, de criar amizades e de ter empatia nas relações, com cuidados especiais. Isso a tecnologia não substitui – ainda que possa aperfeiçoar. 

   Ao longo das últimas quase três décadas, colaboramos com a consolidação de um ambiente saudável e cada vez mais maduro para as relações de consumo. Agora, o CONAREC comemora 20 anos em sua maior e mais completa edição e celebra, também, a oportunidade de reunir, mais uma vez, empresas que reconhecem o quanto é imperioso entender, conhecer, surpreender e encantar o consumidor moderno e brasileiro. 

   Vamos juntos pela experiência do cliente! 

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SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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e informados do Brasil.

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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