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O que o Rock tem a ensinar sobre Customer Experience?

O que o Rock tem a ensinar sobre Customer Experience?

Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, fala sobre música, consumo e o que uma marca pode aprender com o rock sobre relações duradouras com seu público

   Dinho Ouro Preto é uma das figuras mais carismáticas e longevas do rock brasileiro. Com sua banda, Capital Inicial, Dinho emplacou uma carreira de sucesso que celebrou 40 anos de história no ano passado. A relação de Dinho com a música não é só como artista. Além de músico, ele se considera um grande consumidor. “Vivi todas as fases. De comprar discos, CDs, fazer downloads até o streaming. Hoje, retomei o gosto por comprar discos de vinil e estou refazendo minha coleção”, conta.

   Dinho considera as plataformas de streaming o principal caminho hoje para quem consome música, entretanto, a compra de vinis, antes restrita a um grupo de aficionados, expandiu-se para novos públicos. “É curioso como caminha a evolução do consumo da música. Há um retorno agora aos primórdios, que são os discos de vinil, mas CD ficou de fora”, comenta o músico que falou com exclusividade à Consumidor Moderno sobre como construir relações duradouras com o público.

QUALIDADE TRANSCENDE GERAÇÕES, EM QUALQUER ÁREA, EM QUALQUER NEGÓCIO

Dinho Ouro Preto

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Consumidor Moderno – O que uma marca pode aprender com o rock sobre engajamento?

Dinho Ouro Preto – Olha, muita coisa! As marcas de guitarras, por exemplo, criaram ao longo dos anos o sonho, o desejo de todo adolescente ter uma guitarra igual à do guitarrista da sua banda favorita. Marcas de tênis, jeans… enfim, o rock criou esse culto icônico e trouxe com ele uma legião de fãs querendo consumir aquilo que o artista usa no palco. 

CM – Essa relação transcende o artista?

Dinho – No fundo estamos falando de identificação. Só que, por trás disso, uma marca deve entender o valor da qualidade quando falamos de consumo. Ter um padrão de qualidade é o que, de algum modo, torna aquele produto, ou aquela música, um clássico atemporal e que será consumido por muitas gerações. Isso fez com que não apenas artistas, mas muitas marcas que habitavam o mundo do rock ficassem de pé até hoje. 

CM – Qual é o valor principal dessa experiência?

Dinho – O principal valor disso tudo está na qualidade. E qualidade transcende gerações, em qualquer área, em qualquer negócio. Se você for verdadeiro com seu público e buscar ser o melhor naquilo que você faz e entrega com a máxima qualidade, certamente sua banda, sua empresa, sua marca, ou qualquer que seja o seu negócio, seguirá fazendo sucesso.

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
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