Prêmio Consumidor Moderno: o espetáculo da experiência
- Por Larissa Godoy e Larissa Sant'Ana
- 10 min leitura
Os efeitos provocados por uma jornada de experiência excelente perante uma marca podem ser comparados ao deleite de assistir a um bom filme no cinema ou de surpreender-se com o desfecho inesperado de uma peça de teatro. O encantamento é genuíno, afinal, as expectativas foram superadas.
Para uma marca alcançar esse patamar, principalmente no momento atual – muito digital e com um alto grau de exigência em relação à experiência –, a inovação deve ser rotina. As empresas precisam, diariamente, trabalhar como um todo para irem além do que é considerado “o melhor”. Só assim haverá a chance de encantar o cliente e, consequentemente, incentivá-lo a ter um relacionamento com a marca.
Como na gravação do filme ou na apresentação teatral, a jornada de experiência excelente exige preparo, treinamento, planejamento, disciplina e, ainda mais importante, harmonia entre todos os elementos envolvidos. Isso permitirá que, lá na ponta, o espectador/consumidor apenas se preocupe em desfrutar o que foi preparado para ele.
As oportunidades geradas por uma jornada fluida, sem fricção e surpreendente são capazes de mudar a história de uma empresa. Como afirma Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão: “O Customer Experience (CX) transforma as empresas em empresas melhores – e vai transformar o Brasil também em protagonista global. Nosso País já é referência global em CX, apesar do eterno complexo de vira-lata. Esse trabalho com excelência vai consagrar as marcas que o consumidor moderno vai admirar e se orgulhar.”
As empresas que têm-se destacado nesse sentido foram reconhecidas na 24ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, durante uma noite mágica. Em comum, elas têm a preocupação de entender as necessidades e os desejos dos clientes, colocando-os no centro para construir mecanismos que melhorem a experiência constantemente e façam mais do que bem-feito.
Para conhecer as empresas vencedoras do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e compreender as estratégias utilizadas por elas, baixe o nosso e-book gratuito.
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Espaço de crescimento
Além de reconhecer as empresas que estão mais empenhadas em oferecer uma experiência excelente e encantadora, o estudo que dá origem ao Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, realizado pela CX Brain em parceria com a OnYou, trouxe alguns insights. O principal deles é que existem importantes lacunas a ser exploradas para evoluir na experiência do cliente.
Após cruzar milhares de dados sobre a estrutura e a qualidade do atendimento das empresas, além do trabalho do cliente oculto, ficou claro que, apesar do avanço na adoção de soluções digitais para o atendimento ao consumidor, algumas tecnologias ainda não atingiram o nível de maturidade necessário.
Além disso, há o desafio de integrar os canais legados – como o telefone – e os digitais – como chats e redes sociais –, respeitando as características particulares de cada um deles, para entregar uma jornada fluida, conveniente, resolutiva e personalizada. Outra questão envolve a harmonia entre as tecnologias, os processos e as pessoas.
A oportunidade de evolução é evidenciada por um achado do estudo: o WhatsApp é, atualmente, o segundo canal de atendimento mais relevante na régua de atendimento, sendo o primeiro entre os digitais. Porém, a média de maturidade do canal nas empresas analisadas está em 80%, com taxa de satisfação de 45% e resolutividade de 54%.
Algumas empresas já estão investindo na integração do WhatsApp com o chat proprietário, visando melhorar os números. Outras buscam incrementar cada vez mais a forma como utilizam CRM e BI, retirando insights realmente valiosos dos dados coletados e utilizando-os para inovar em processos, serviços e produtos. No fim, o foco precisa estar na experiência do cliente e em todas as consequências positivas que ela pode trazer. A régua estará cada vez mais alta, e vencerá quem conseguir ultrapassá-la.
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As estrelas das categorias especiais
A noite da 24ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente também revelou os grandes campeões das categorias especiais. As empresas e os profissionais vencedores foram escolhidos por meio de voto popular.
⇒ EMPRESA DO ANO
TOKIO MARINE
Tendo a gestão de relacionamento como área core da empresa, a Tokio Marine tem uma atuação baseada em pessoas, processos, produtos e paixão. No Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2023, a seguradora consagrou-se como a Empresa do Ano.
“O segredo é o compromisso de mais de 2.300 colaboradores para bem servir os nossos clientes, corretores e assessorias. Para nós, excelência no serviço ao cliente é como salientamos no slogan da companhia: nossa transparência é a sua confiança. A importância desse reconhecimento está no sentido de divulgar dentro da companhia o que é motivo de muito orgulho, para continuar atendendo cada vez melhor”, afirma José Adalberto Ferrara, diretor-presidente da Tokio Marine.
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⇒ CEO DO ANO
FERNANDO MODÉ
O envolvimento do CEO das empresas na experiência do cliente é fundamental para a construção da jornada com o cuidado e a atenção necessários. Neste ano, o grande destaque ficou para Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.
“É uma honra receber esse reconhecimento. No Grupo Boticário temos alguns valores, que chamamos de ‘essências’, relacionados às essências. A primeira delas é o brilho no olho, pois entendemos que a conexão com o nosso consumidor é através do brilho no olho dele”, afirma.
Para Modé, sua grande responsabilidade é fazer com que essa cultura esteja presente em cada interação com o consumidor. “Trata-se de trabalhar a cultura e trazê-la de uma forma engajada, numa prática diária. É preciso mostrar com detalhes quais essências são importantes e por quê. Liderar, para mim, é conseguir inspirar, fazendo a coisa certa e levantando os resultados de maneira positiva”, diz o CEO do Grupo Boticário.
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⇒ HALL DA FAMA
ANDREA CARPES
Se o CX brasileiro é referência mundial, muito se deve ao trabalho incansável de profissionais que se dedicam a melhorar diariamente a jornada de experiência dos clientes. Neste ano, o grande destaque foi Andrea Carpes Blanco, diretora de Atendimento ao Cliente do Itaú Unibanco.
“Trabalhar em uma empresa que apoia o atendimento ao cliente de verdade faz toda a diferença. As áreas de Produtos e Tecnologia, todos os heads e até o presidente se preocupam com o que o cliente está dizendo. Isso traz mais possibilidades para fazer acontecer e permite chegar a esse reconhecimento”, afirma Andrea.
A executiva acredita que a régua fica cada dia mais alta e, para seguir destacando-se, será preciso entender as dores do cliente e surpreendê-lo.
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⇒ CPO DO ANO – GRANDES OPERAÇÕES
AeC
Há 31 anos no mercado, a AeC possui alguns princípios inegociáveis que guiam a missão de criar experiências inesquecíveis. Buscando fazer melhor do que todo o mundo, a empresa é focada em inovação e acredita que simplificar é o melhor caminho para entregar resultado. Além disso, investe em ações de responsabilidade social e é responsável pelo ingresso de milhares de jovens e imigrantes no mercado de trabalho.
“Receber um Prêmio como este traz um sentimento enorme de felicidade e orgulho, mas também de responsabilidades. Entendemos que se trata de um reconhecimento do mercado para com o trabalho de 45 mil pessoas que se dedicam todos os dias em cada interação com o cliente. Saímos energizados e muito felizes, com a responsabilidade de seguir fazendo o nosso melhor todos os dias”, diz Raphael Duailibi, presidente da AeC.
⇒ CPO DO ANO – PEQUENAS E MÉDIAS OPERAÇÕES
PLURIS
Com a missão de estreitar o relacionamento entre empresas e consumidores, a Pluris entende que cada interação é uma oportunidade para promover experiências excelentes. Ao buscar por transparência, flexibilidade, eficiência e encantamento em todas as soluções oferecidas, tornou-se a grande vencedora da categoria especial CPO do Ano.
“Somos uma empresa de acolhimento. Prestamos serviços para o cliente dos nossos clientes, então acolhimento, tecnologia e processos fazem a diferença e permitem que, ano a ano, nós sejamos reconhecidos pelo mercado e pelo cliente. A consistência do nosso trabalho é resultado de muita dedicação; acredito que a excelência traz esse reconhecimento”, diz Guilherme Porto, fundador e presidente do Conselho da Plusoft.
⇒ INNOVATION TECH DO ANO
NICE
A categoria Innovation Tech reconhece as empresas que mais inovam quando o assunto é tecnologia e soluções digitais voltadas para a experiência do cliente. A NICE, grande vencedora deste ano, acaba de lançar a solução CXi, uma abordagem ampla capaz de gerenciar todas as interações do cliente durante a jornada de forma sequencial, o que facilita a gestão da experiência e a orquestração da jornada.
“Ser apontada por centenas de instituições como parceira potencial para o desenvolvimento de estratégias focadas na experiência do cliente é motivo de orgulho para a nossa companhia. É um reconhecimento do mercado pelo que a gente tem feito não só no Brasil, mas no mundo. Estamos trazendo soluções inovadoras para o mundo de CX, oferecendo também Inteligência Artificial”, afirma Luiz Camargo, diretor-geral LATAM da NICE.
⇒ CXTECH DO ANO
MUTANT
A Mutant tem como principal foco a proximidade com os clientes. A partir do entendimento das necessidades, dos desafios e dos objetivos dos clientes, a empresa realiza toda a transformação digital deles, acelerando o desenvolvimento dos canais digitais de relacionamento.
“Tentamos conhecer ao máximo os nossos clientes e o consumidor final dos nossos clientes. Então nos aproximamos muito do negócio, buscamos entender com profundidade qual é a cultura dos nossos clientes, quais são os desafios, qual é a proposta de valor para, então, aplicar a nossa metodologia, o nosso conhecimento, a nossa expertise, a nossa tecnologia, para poder apoiá-los na gestão de toda a jornada”, diz Carla Melhado, CEO da Mutant.
Entre os próximos passos, o investimento em inovação, muito mais do que em tecnologia, está no foco. “Temos um modelo de atuação no nosso dia a dia, no qual a inovação está presente dentro das áreas. Nós não temos mais uma área de inovação; nós temos figuras de inovação dentro de todas as áreas para que, de fato, a gente possa se diferenciar”, afirma Melhado. A executiva ainda destaca a perspectiva de expansão para os EUA como forma de acelerar o crescimento.
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