A potência memética na comunicação das marcas
- Por MARINA ROALE
- 3 min leitura
Memes são potências da comunicação do nosso tempo. Eles estão sempre por aí, em rede, multiplicando-se de forma quase despretensiosa no timing em que as coisas acontecem. Tente pensar nos últimos acontecimentos nacionais ou internacionais que você acompanhou da sua tela nos últimos anos. Faça uma busca imaginária pela sua nuvem: O que você postou, leu, compartilhou?
Isso acontece porque o meme é a expressão máxima da convergência, em que todas as fronteiras da nossa vida estão meio borradas. Não existe mais divisão entre casa e trabalho, lazer e profissão, fato e opinião. Fica mais difícil escolher em que acreditar em meio a tanta informação, e o meme nos ajuda oferecendo uma narrativa simples, rápida e que está de acordo com o que acreditamos.
Se por um lado a notícia jornalística demanda algum método, título ou forma de apuração, neste novo formato qualquer fato ou opinião vira uma narrativa sedutora que pode ser lida e compreendida em poucos segundos. Prova disso é que 49% dos internautas já acessaram a internet com o intuito de encontrar memes que falassem do momento político que estavam vivendo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
+ Notícias
Recomendadas
+ CONTEÚDO DA REVISTA
Rua Ceará, 62 – CEP 01243-010 – Higienópolis – São Paulo – 11 3125 2244