Já na Marisa, a fidelização passa por um pacote de ações que envolve tanto produto como questões de marketing, oferta e de serviços diferenciados, explica Rodrigo Poço. Com a proposta de evoluir a visão digital, o vice-presidente de Tecnologia e Digital da Marisa sinaliza que, atualmente, o aplicativo da loja é a grande porta de entrada para os seus clientes. “Fizemos esforços muito grandes nos últimos 12 meses de aumento de base e de fidelização para que essas clientes continuem entrando no nosso app com recorrência. Conseguimos atingir números bastante expressivos. Então, nesse sentido, acreditamos que o app vai ser o grande ponto para a gente conseguir digitalmente divulgar ações, tanto de fidelização quanto mesmo de ofertar mais produtos, mais serviços, mais conteúdo, através da plataforma que nós estamos colocando no ar, que é o Universo M, e do próximo Mbank.”
Lançado em setembro, o Mbank é o novo cartão da loja. Com ele, o usuário passa a ter desconto de 10% na primeira compra, em estabelecimentos físicos da marca, e no site no mês de aniversário, além de ter frete grátis para qualquer estado do País. O serviço é disponibilizado a partir de compras de R$ 199, feitas com o cartão no aplicativo.
Outra marca que investiu em soluções para pagamentos digitais foi a OLX. Regina Botter, general manager da OLX, conta que o recurso pode ser utilizado na compra ou venda de itens, mas não em serviços. “As transações são simples, seguras e proporcionam ainda mais comodidade nas negociações. Com o programa Compra Segura, a venda dos itens comercializados na plataforma conta com a garantia de pagamento para o vendedor e a proteção para o comprador, permitindo a devolução do produto.”
Na Amazon, uma das novidades é o Programe e Poupe. Funciona desta forma: ao programar uma compra de bens de consumo, de limpeza, materiais que você usa com frequência, você pode efetuar a compra com 10% de desconto. No entanto, o Prime continua sendo o principal serviço de fidelização da marca. “E não é nenhum segredo”, divide Garrido. “Desde que lançamos o programa Prime no Brasil, em setembro de 2019, a gente tem tido um crescimento muito grande. O Prime é um pacote que oferece ao mesmo tempo o frete grátis e rápido, em até dois dias, e cada vez mais para mais pessoas e mais regiões atendidas. Além disso, tem todo o conteúdo digital. Tem Prime Video, tem Amazon Music, tem Prime Reading, tem Twitch”, conta.
Com a Americanas, o pacote de benefícios implica descontos, cashback para pagamento com o app Ame Digital e abrange, também, entretenimento. “Investimos sempre em eventos que levem entretenimento a nossos clientes. Acreditamos que a Black Friday é um evento que, atualmente, vai muito além do consumo simples. Fomos pioneiros no lançamento do projeto de live commerce no Brasil, a Americanas ao Vivo, plataforma inovadora que já realizou mais de 170 lives, apresentando milhares de produtos ao vivo aos clientes e possibilidade de compra imediata pelo app da marca Americanas”, diz Lessa.