/
/
Senacon faz primeira reunião com Procons para alinhar agendas

Senacon faz primeira reunião com Procons para alinhar agendas

Secretário Nacional do Consumidor apresentou diretrizes da nova gestão e iniciou aproximação com órgãos de defesa do consumidor

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, fez uma reunião com os Procons de todo o Brasil para apresentar as diretrizes da nova gestão da Senacon. O encontro foi na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Muitos assuntos foram discutidos, mas podemos destacar a fiscalização dos postos de combustíveis e ações de combate ao superendividamento como as duas temáticas mais abordadas na reunião.

O secretário sabe da importância da proximidade e de manter um diálogo com as principais lideranças do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor para o sucesso da gestão dele à frente da Secretaria. São muitos Procons, com agendas diversas e posicionamentos por vezes divergentes. Com a eleição de novos governadores, muitos dirigentes estão chegando agora e Wadih se adiantou para alinhar os ponteiros e tentar mobilizar os órgãos para que trabalhem de forma articulada com a Secretaria.

Wadih-Damous
Wadih Damous em primeira reunião da Senacon com Procons – Foto: Isaac Amorim/MJSP

“Essa primeira reunião atingiu plenamente o seu objetivo de aproximação com os Procons estaduais para exercermos nossas tarefas de forma coletiva, criativa, transparente e democrática. Todos os encaminhamentos traçados expressam que daqui para frente vamos trabalhar juntos”, destacou o secretário Wadih Damous.

Durante o encontro, foram feitos alguns encaminhamentos e deliberações para atuação conjunta em defesa dos consumidores brasileiros. Dentre eles, podemos citar a formação de grupos de trabalho para a criação de modos sancionatórios e fiscalizatórios do ProConsumidor, sistema que permite a interação entre consumidores, órgãos públicos e fornecedores. O ProConsumidor tem como finalidade a reforma do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CNDC) e o planejamento da política nacional das relações de consumo.

reunião-senacon

Também foram definidas as agendas de eventos regionais e nacionais relacionados à Defesa do Consumidor e como será a atuação do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), que contará com uma participação maior dos Procons.

Quem conduziu os trabalhos foi o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/Senacon), Ricardo Lovatto Blattes. Ele enfatizou que o direito do consumidor é um assunto que terá ampla discussão no âmbito da Esplanada dos Ministérios nesse novo governo.

“É um tema de natureza econômica, de retomada do crescimento da economia e de necessária revisão das formas de concessão de crédito a servidores públicos, aposentados e pensionistas. Tudo isso passa pela Senacon”, lembrou Blattes ao colocar a pasta à disposição dos Procons estaduais.


+ Notícias

O que esperar da Senacon de Wadih Damous?

Wilton Ruas assume Procon-SP e fala em harmonizar relações de consumo

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]