/
/
Resultados conquistados pelas empresas com as metodologias ágeis

Resultados conquistados pelas empresas com as metodologias ágeis

Descubra como elas estão revolucionando os negócios nas companhias em todo o Brasil e a sua relação com a transformação digital

Um dos principais ganhos que o Itaú Unibanco busca ao adotar as metodologias ágeis tem justamente relação com o foco na centralidade do cliente. “Um exemplo desse movimento foi a inauguração do Centro de Experiência do Cliente, em São Paulo (SP), totalmente dedicado à transformação das experiências que os consumidores têm no uso dos canais, produtos e serviços do banco”, afirma Valéria Marreto, diretora de recursos humanos do Itaú Unibanco.

Segundo a executiva, o espaço tem como objetivo o aprimoramento das jornadas prioritárias elencado pelo Itaú para aumentar a satisfação dos clientes, como uma das iniciativas que se conectam e reforçam todo o processo de escuta, empatia e rituais em torno de um objetivo único: transformar para melhor a experiência que os clientes têm em todas as suas interações com o banco.

Transformação digital

O C6 Kick, produto lançado recentemente pelo C6 Bank, foi desenvolvimento através da aplicação do agile. “Trata-se de um serviço de transferência de dinheiro em que você não precisa pedir os dados da pessoa, como nome completo, CPF, conta e agência. No lugar disso, você, no aplicativo, apenas digita o número do celular do beneficiário. É uma ferramenta inovadora que foi muito bem recebida pelos nossos clientes. E não seria possível chegar a esse resultado sem as metodologias ágeis”, explica Gustavo Torres, head de inovação da startup.

“O recurso se tornou realidade num curto espaço de tempo. O ciclo do produto, da ideação ao lançamento no app, durou apenas três meses para ir ao ar no aplicativo.Trabalhamos com essa dinâmica para basicamente todos os produtos”, observa.

metodologias ágeis
O Scrum é uma grande aliado. Através dos seu Sprints (ciclos de desenvolvimento) uma série de atividades precisam ser executadas em determinado espaço de tempo. | Foto: Unsplash

Na Natura, a transformação digital teve início em 2011, quando a empresa começou a investir em um business online e utilizar técnicas agile em uma startup interna.

“A gente foi tocando o nosso novo negócio online de modo ágil, descomplicado, com bastante inovação, experimentação e com a construção do nosso público. Durante o nosso processo de digitalização, para poder escalar todas as inovações e todos os pilotos protótipos, tivemos que buscar novas formas de organização. A adoção de métodos ágeis e de times multidisciplinares com autonomia realmente acelerou todo o nosso processo, mas ela é um meio não é um fim”, conta Luciano Abrantes, diretor de inovação da Natura

Hora de derrubar os mitos!

Um processo de transformação digital bem-sucedido é capaz de derrubar mitos, o maior de todos e que, em geral, leva as organizações ao fracasso – é acreditar que o emprego das métodos ágeis e a adoção de soluções em nuvem implica no automático descarte das práticas e disciplinas mais consolidadas e tradicionais de projetos e de atividades de sustentação.

“Quando as metodologias ágeis são aplicadas, não pelo processo em si, mas com o objetivo de gerar resultados de valor para a empresa e para seus clientes, aos poucos, a busca pela automação e otimização de processos torna-se parte do dia a dia, inclusive internos” aponta Marcio Drumond,  diretor de P&D Tecnologia do PagSeguro PagBank.

Com isso, atividades obrigatórias passam a ficar cada vez mais automatizadas, impactando menos no dia a dia dos profissionais. Essa automação abre um espaço fundamental para que os colaboradores foquem naquilo que gera mais resultado e o que consequentemente cria mecanismos de incentivo sob a forma de pressão positiva para que a inovação aflore”, finaliza o diretor.


 

QUER SABER MAIS SOBRE O UNIVERSO DAS METODOLOGIAS ÁGEIS? ACESSE O WHOW! 


O ensino híbrido é o futuro da educação pós-pandemia?

Inovação e omnicanalidade durante e pós-pandemia

Aplicativos para aumentar a produtividade no trabalho

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]