A Restoque, uma das principais empresas de vestuário do País, dona de marcas como Le Lis Blanc, John John e Rosa Chá, fechou 2014 com um crescimento de 20,9% em seus lucros líquidos, para R$ 109,2 milhões. Os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) avançaram 26,2%, para R$ 315,9 milhões, enquanto as vendas tiveram um desempenho bem menos expressivo, com alta de 4,3%, para R$ 1,2 bilhão.
Em seu relatório de desempenho, a empresa ressaltou a redução de despesas tanto na Restoque (5 pontos percentuais em relação à receita líquida) quanto na Dudalina (1,5 ponto), adquirida no ano passado. Como consequência, no quarto trimestre do ano as despesas operacionais recuaram 7,9 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2013 (em relação à receita líquida).
No ano, a empresa ampliou sua rede de lojas em 13,9% (304 pontos de venda) e o tíquete médio de vendas em 13,2%, para R$ 468. As vendas em lojas abertas há mais de 12 meses, porém, recuaram 7,9% na comparação anual, devido, principalmente, ao impacto da Copa do Mundo e das eleições. No quarto trimestre, a queda foi um pouco menos acentuada: -7,3%, impactada pelas bandeiras Dudalina e John John.
No canal Atacado (vendas para lojas multimarcas), as vendas subiram 11,5%, para R$ 475,2 milhões, com alta de 5,7% nas marcas Dudalina (Dudalina, Individual e Base) e de 33,2% nas bandeiras da Restoque (Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John e Rosa Chá), com destaque para um crescimento de 54,5% na John John.
A rede de lojas Estoque, que vendem produtos de coleções passadas, foi de 8 para 15 PDVs no ano passado e, segundo a empresa, ampliou a eficiência à gestão de estoques da companhia, diminuindo a idade média do estoque e melhorando a margem das operações.
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