Pesquisar
Close this search box.
/
/
Resolução de conflitos 2.0: canais online diminuem judicialização

Resolução de conflitos 2.0: canais online diminuem judicialização

Pesquisa do Mercado Livre aponta que uso de canais online para resolução de conflitos beneficiam empresas e clientes; redução de tempo e custos são algumas das vantagens

A revolução do comércio eletrônico, com um crescimento anual estimado de 22%, em média, pode fazer com que o número de disputas e o custo da litigância entre consumidores e vendedores tripliquem no mesmo período, principalmente em alguns países da América Latina.

Só no Brasil, por exemplo, esses custos podem passar dos US$ 153 milhões registrados em 2021, para US$ 393 milhões em 2026. É o que indica o novo estudo do Mercado Livre, realizado em parceria com a consultoria SmC+, que reforça a importância de canais de resolução de disputas online que promovam agilidade e eficiência na tratativa de desacordos entre consumidores e empresas.

Principais benefícios dos canais online na resolução de conflitos

De acordo com a pesquisa, dentre os principais benefícios, destacam-se a capacidade de resolver um grande volume de disputas, em um menor tempo em relação ao que levaria nas esferas judiciais, e a diminuição de gastos em processos, contribuindo para que a verba pública seja direcionada a outras frentes de desenvolvimento econômico dos países.

Na avaliação da pesquisa, para o Estado, essas ferramentas implicam a necessidade de uma menor estrutura judicial, enquanto, para os consumidores, garantem redução de custos e, muitas vezes, de tempo. Já as plataformas e seus vendedores conseguem proporcionar aos seus clientes uma experiência de resolução eficaz, o que promove aumento da confiança, satisfação e fidelização, além de um incremento de cerca de 17% nas vendas.

Leia mais: O que as empresas podem fazer para evitar conflitos, com base no CDC?

Programa Compra Garantida do Mercado Livre reforça tendência

O estudo mostra ainda como o Mercado Livre resolveu, nos últimos anos, milhões de impasses em compras online com o programa Compra Garantida. A ferramenta garante a devolução do dinheiro, caso a compra ou a venda não saia como esperado, desde que o usuário cumpra algumas condições, como o prazo para gerar a reclamação e que o pagamento das compras no marketplace tenha sido realizado via Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre. Em 2022, por exemplo, 43 milhões de usuários tiveram suas compras e vendas protegidas pelo programa Compra Garantida, crescimento de 12,7% entre 2020 e 2022.

Segundo Humberto Chiesi Filho, diretor Jurídico do Mercado Livre na América Latina, é importante ressaltar que canais de resolução de disputa online não substituem os sistemas de atendimento ao cliente da área de Customer Experience, mas são uma instância posterior para casos de resolução consensual de conflitos de forma rápida e ágil, sem que haja a necessidade de recorrer às esferas judiciais. Mas para que esse processo funcione é preciso investimento e cultura empresarial.

“O seu desenvolvimento requer investimento em soluções tecnológicas, como Inteligência Artificial, e deve incluir a participação de todos os atores relevantes para formar sistemas eficientes e ajustados às necessidades de todas as partes envolvidas nas operações de comércio eletrônico”, afirma o diretor.

Vale destacar também que sistemas de canais de resolução de conflitos online geridos pelo Estado, como as plataformas Consumidor.gov.br (Brasil), SicFacilita (Colômbia) e ConciliaNet (México), são ótimos exemplos e estão dentre as mais sofisticadas em termos de gestão de conflitos.

Ainda segundo o estudo, o investimento nessas ferramentas poderá levar a uma redução de custos de US$ 84 milhões aos cofres públicos em menos de um ano, dependendo do estágio de cada país, uma economia com potencial de impactar principalmente os órgãos de defesa do consumidor e áreas correlatas no judiciário.

“Os sistemas digitais de resolução de litígios têm um grande potencial para continuar a crescer na região. Não só geram processos mais eficientes em termos de tempo, esforço e custos, mas podem ser um impulso para a atividade das pequenas e médias empresas na América Latina, juntamente com uma melhor experiência para os compradores e uma maior contribuição do comércio eletrônico para o desenvolvimento da economia”, conclui Humberto Chiesi Filho.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]