A economia de dados, ou datanomics, impôs transformações profundas no nosso modo de viver e de fazer negócios. Se por um lado ampliou as formas de comunicação e criou novas oportunidades, por outro trouxe dilemas gigantescos para as relações humanas.
As big techs, protagonistas desse novo mundo, souberam utilizar os dados estruturados para fazer mais negócios e se consolidar. Empresas como Facebook, Amazon, Microsoft, Google e Apple, designadas sob o acrônimo FAMGA, fizeram, por meio de seus algoritmos, verdadeiras radiografias dos hábitos, dos gostos e das ideias de seus clientes, a partir da coleta de dados pessoais processados em sofisticados sistemas de inteligência artificial.
Limites éticos foram rompidos e, sem regulação, essas companhias se tornaram bilionárias na última década, dominando o cenário corporativo global com uma concentração de poder econômico e político jamais vista na história do capitalismo. Exatamente por questões como a polarização, já passou da hora de repensar a forma como os dados são explorados.
Quais são os caminhos para isso? Confira em artigo publicado na revista digital Consumidor Moderno.
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