Pesquisar
Close this search box.
/
/
O relacionamento homem x máquina: sim, ele existe e surpreende

O relacionamento homem x máquina: sim, ele existe e surpreende

No SXSW, uma visão de como a interação entre a capacidade humana e os recursos digitais pode mudar o mundo para melhor. Veja como

Talvez o leitor não tenha percebido, mas tecnologias digitais estão por toda parte, dominando a paisagem dos negócios e até mesmo alterando a forma com que comunidades humanas vivem. Isso cria um novo e fascinante campo de desenvolvimento de inovações, a partir de produtos que permitam a interação humana e digital. Este foi o tema central do debate “Um estudo de campo sobre as interações humana e digital“, no SXSW. 

O painel trouxe diversas visões, fruto de experiências e estudos de campo em diversa disciplinas, como a ciência espacial, software e linguagem humana com um debate entre profissionais absolutamente fora da caixa. Evren Ay é um poliglota colaborativo e entusiasta da tecnologia, além de fundador do MotaWord, a mais veloz plataforma de tradução global. Gabriela Triffiletti é uma consultora e especialista em Design Thinking com obsessão por desenhar produtos disruptivos e colaborado das Nações Unidas. Jennah Krievel é estrategista de negócios e investidora, além de PhD em nanotecnologia. Por fim, Matthew Simos é CEO E Co-fundador da NyriadmLimited, e inventor de tecnologias em áudio, cinema digital, ótica, medicina, astronomia e energia nuclear.

Jennah funcionou como mediadora e introduziu os especialistas. Primeiramente, Matthew contou sobre uma experiência que conduziu com um time de engenheiros, criando um software capaz de reorientar suas atividades, aumentando sua produtividade e expandindo os limites de sua capacidade criativa. O código foi criado utilizando “metamatemática”, criando uma nova linguagem de desenvolvimento e ilustrando a harmônica interação entre o humano e o digital.

Evren Ay falou sobre o MotaWord, uma plataforma de tradução que funcione globalmente, permitindo o domínio de diversa linguagens de forma simples e a custos baixos. O resultado foi conseguido de forma colaborativa, conectando de tradutores do mundo todo, para refinarem a plataforma e construindo um sistema de Inteligência Artificial que capacite a tradução de diversas línguas com cada vez mais qualidade.

“A tradução é uma disciplina que pode e vai funcionar melhor em uma plataforma digital. É uma tarefa que funciona melhor determinada por algoritmos, de um modo muito superior do que humanos conseguem trabalhar”, afirmou Evren. Ele diz que a plataforma MotaWord permitirá, a partir da interação humana/digital, um mundo que possa se entender melhor.

A Argentina radicada na Inglaterra, Gabriela Triffiletti é obcecado por pensar em soluções para os grandes problemas do mundo. Nas Nações Unidas, ela trabalhou em um projeto que visava oferecer internet de qualidade para refugiados. Ela utilizou a metodologia de design thinking. O início do projeto passou pela compreensão do problema. Foram entender a realidade de refugiados africanos, entrevistaram experts globais e refugiados em campos localizados no Quênia e em Uganda. 

A partir desse conhecimento, Gabriela compreendeu que os refugiados sabiam usar e tinham smartphones e já tinham o hábito de se conectar em rede. E compreendendo a relação entre tecnologia, negócios e as necessidades das pessoas, desenvolveram um protótipo em 48h e testado com 70 mil pessoas em acampamentos de refugiados. A ideia permitia o envio de recursos, doações e dinheiro por meio dos celulares por meio de conex?es low fi, com mínimo consumo de banda. E assim foi feito. 

O debate teve como conclusão o tipo de sentimento que une essas pessoas: o que afinal leva cientistas, desbravadores, visionários a buscarem soluções de modo incansável? Para Matthew é justamente essa necessidade de nunca desistir, de ir além do óbvio e do possível. 

Quantos de nós estão dispostos a avançarem sobre o futuro e a desenharem novos modelos? Evren diz que tudo passa pela criação de um ambiente baseado em tarefas. “As habilidades das pessoas contam tanto quanto o tamanho desafios que colocamos para elas”, concluiu.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]