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Região Nordeste aposta no desenvolvimento local com contact center

Região Nordeste aposta no desenvolvimento local com contact center

Empresa se beneficia do crescimento dos negócios na área de relacionamento ao cliente na região, que no ano passado cresceu 14% com sua participação no cenário nacional

Um dos setores que mais cresce no Brasil, é o de relacionamento com os clientes. Segundo as últimas pesquisas realizadas pelo CIP (Centro de Inteligência Padrão), em parceria com a E-consulting, o segmento movimentou cerca de R$ 43 bilhões em 2014.

A região Nordeste foi a que atingiu o maior índice de crescimento frente as outras regiões do País. Em 2010, os negócios na área de call center na região era de apenas 9%, segundo a mesma pesquisa já mencionada acima. Em 2014, este índice saltou para 14.4%, um crescimento bastante significativo. Quando este índice é comparado com outras regiões, percebemos que o nordeste teve um desempenho melhor. No Centro-Oeste, por exemplo, as operações saltaram de 8% em 2010, para apenas 9,60% em 2014, mostrou a pesquisa.

?Este aumento tem uma explicação. Nossa região foi uma das que mais vem investindo em capacitação da mão de obra especializada e em infraestrutura de internet e telefonia?, acredita Gustavo Marinho, Vice-Presidente da Vector Contact Center, empresa especializada em soluções para o setor de Contact Center, com sede em Fortaleza (CE).

Como um exemplo de sucesso da região, a Vector foi uma das empresas deste setor que mais cresceu na região. Em 2014, a companhia fechou o ano com um crescimento de 30% em suas operações, atingindo o faturamento recorde de R$ 25 milhões, dobrou sua capacidade de atendimento, hoje com 2.500 Posições de Atendimento e opera, desde meados do ano passado, com uma unidade comercial em São Paulo.

O segredo da companhia está no forte investimento nos pilares Tecnologia, Pessoas e Infraestrutura para manter um crescimento constante.

Foco nas pessoas

O diferencial capital humano é o principal impulsionador desta migração. Este setor é também o que mais investe em treinamento e desenvolvimento. De 2011 para cá este índice aumentou em 110%. O mesmo levantamento também mostrou uma evolução significativa nos índices de remuneração entre atendentes, supervisores, coordenadores e gerentes de operação. O crescimento médio de todas as funções foi de 23%, bem acima do salário nominal, que foi de 8,2%. Atualmente, um gerente de operação, por exemplo, chega a ganhar um salário de R$ 7.4 mil, um aumento de 30%, quando este salário era de R$ 3.3 mil, em 2010.

E é o que exatamente acontece na Vector, por exemplo. Para estimular e reter os mais de 1500 colaboradores, a empresa aplica diversos programas que visam acompanhar de perto o desenvolvimento dos colaboradores. Já estão em operação na empresa, desde ano passado, o Programa de Líderes que já formou 50 gestores entre Supervisores e Coordenadores e o Treinamento Comportamental para Operadores do Call Center que já atingiu mais de 400 operadores.

Ainda este ano, serão aplicados outros cinco programas, como  Líderes do Amanhã –  com o objetivo de formar futuros gestores; o Programa Espaço Aberto ? que visa estreitar o relacionamento dos mais diversos níveis hierárquicos através de encontros com o RH; Projeto Cegonha ? acompanhamento especial com as grávidas; Programa Saúde sem Fronteiras  – destinado a colaboradores com idade superior a 50 anos incluindo atividades na área de saúde com exames periódicos, nutrição, atividades física e, por fim, a Campanha Mensal de Valorização  – com ações temáticas para ajudar a dar qualidade de vida e melhorar a rotina do trabalho.

?Temos uma área específica responsável por auxiliar o RH na implementação desses programas. Focamos no clima organizacional, gerenciando as escalas de trabalho, não apenas direcionando os dias e horários em que a equipe trabalha, mas, também, e principalmente, nas previsões de férias e folgas. O resultado é imediato e auxilia na manutenção das equipes de trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional do colaborador?, finaliza João Neto, gerente de planejamento da Vector.

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