Pesquisar
Close this search box.
/
/
É preciso refletir sobre a tecnologia no varejo nacional

É preciso refletir sobre a tecnologia no varejo nacional

O desenvolvimento tecnológico traz muitas ideias para a inovação nos negócios, mas levanta uma reflexão importante sobre os passos para sua aplicação

No final de 2016, fomos surpreendidos por diversas inovações tecnológicas aplicadas ao varejo. Todas elas prometem aos seus clientes benefícios que agregam valores gigantescos. A Amazon, por exemplo, lançou o seu modelo de lojas de supermercados que utiliza sensores impressionantemente tecnológicos, utilizados em veículos inteligentes como Tesla, para detectar os movimentos de seus clientes e contabilizar suas compras.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Na verdade, a Amazon vem surpreendendo e lançando novidades no varejo com uma frequência admirável: desde robôs inteligentes, que fazem todas as movimentações de produtos em seus armazéns, até a utilização de drones para fazer entregas de maneira quase online, além de venda proativa, em que eles analisam o comportamento de seus clientes e, baseado em seu histórico, mandam produtos em sua casa para que analisem se querem comprar. Caso não queiram, basta devolver os produtos sem custos.
Outro exemplo de tecnologia aplicada ao varejo é da japonesa Panasonic, que lançou uma cesta de compras inteligente. O cliente pode realizar a leitura do código de um produto por vez e adicionar à cesta de compras. Ao final, a cesta é colocada em um checkout e, automaticamente, dá lugar a uma sacola plástica. O pagamento pode ser feito no próprio caixa.
O cenário  
Há muitos anos, o varejo brasileiro vem tentando inserir a tecnologia em suas operações como RFID, etiquetas eletrônicas, self checkout, além de outras soluções. O que acontece muito é que essas soluções acabam não fazendo muito sucesso em no País por terem custos elevados para sua implantação e, além disso, manutenção um tanto complexa e especializada.
Trazendo para o dia a dia, sabemos que os carros inteligentes são maravilhosos, ecologicamente corretos, econômicos, tecnológicos, interativos, arrojados e caríssimos. Imaginar esses veículos nas estradas brasileiras, no entanto, é complicado. Aqui, não temos faixas e nem boa pavimentação, nossas sinalizações não são das melhores, ou seja, como eu posso utilizar tamanha tecnologia, se não conseguimos dar o básico para o funcionamento dos veículos que possuímos hoje?
Assim é o nosso varejo. Vemos tecnologias fantásticas que atendem à demanda de outra realidade, com preços inacessíveis, e sonhamos com um público que se adapte a essa tecnologia quando, na realidade, não temos precificação e exposição corretas, não controlamos nossa operação e temos tecnologia nacional que pode atender às demandas reais do varejo brasileiro.
É preciso apoiar o desenvolvimento e a aplicação das novas tecnologias e ideias, mas, antes de qualquer coisa, é necessário amadurecer a tecnologia que possuímos hoje para que possamos integrar a tecnologia do amanhã. Tomara que essa batalha entre as gigantes continue e que, em um futuro próximo, possamos usufruir de todo esse desenvolvimento.
*Por Ivan Fernandes, diretor de operações da GIC Consultoria

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]