/
/
Maioria das reclamações na Black Friday envolve problemas na entrega

Maioria das reclamações na Black Friday envolve problemas na entrega

A famosa “maquiagem de preços” também foi motivo de queixas de consumidores ao Procon de São Paulo no período promocional

O Procon de São Paulo recebeu 889 reclamações relacionadas à Black Friday até a manhã do dia 28 de novembro. A maior parte das queixas dos consumidores tiveram como motivação problemas na entrega dos produtos adquiridos em e-commerce. Juntando os relatos de atraso com os registros de produtos comprados que não chegaram até a casa dos compradores, foram 286 questionamentos, o que corresponde a 32% do total de incidências comunicadas ao órgão de defesa do consumidor.

Outro ponto que mais uma vez chateou os consumidores durante a data promocional foi o “falso desconto”, também conhecido como “metade do dobro”. Essa maquiagem fez com que 104 queixas fossem registradas no Procon-SP logo nos primeiros dias após a Black Friday. Também houve reclamações sobre a entrega de produtos ou serviços diferentes dos que foram adquiridos, incompletos ou danificados; mudanças no preço no momento de finalização da compra; e a escolhas de produtos que logo em seguida eram dados como indisponíveis.

Nas redes sociais, o Procon-SP também orientou os consumidores e sanou dúvidas. Até o dia 28 de novembro, 1138 consultas foram feitas sobre a Black Friday. O órgão disponibilizou um canal específico em seu site para que fossem feitas reclamações relacionadas a data promocional, aberto aos consumidores no dia 11 de novembro e que segue recebendo denúncias.

Entramos em contato com o Procon do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, mas os órgãos ainda não divulgaram um balanço, mesmo que parcial, das queixas dos consumidores nessa Black Friday. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também ainda não tem dados sobre a BF deste ano.

Apesar disso, há duas semanas, o Procon-RJ divulgou que notificou oito sites por irregularidades na propaganda da Black Friday. Segundo o órgão, isso inclui publicidade enganosa e ausência de informações claras sobre os produtos. A ação fez parte de uma fiscalização, que começou no final de outubro e permaneceu ao longo do mês de novembro, com o objetivo monitorar descontos promocionais na internet. Passaram por fiscalização páginas de eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário, clínicas estéticas, empresas de turismo, joalherias, farmácias e lojas de brinquedos.

O Procon fluminense também fez um monitoramento dos preços de produtos que costumam ser muito procurados na Black Friday. A intenção foi verificar se houve maquiagem de preços durante o período promocional, na tentativa de enganar os clientes. Foram pesquisados os valores de 649 itens entre celulares, airfryers, microondas, lavadora, aspirador robô, smart speakers, notebook, geladeira, TV, videogame e fogão. Os dados ainda não foram divulgados.

Aparentemente, as reclamações em relação aos problemas da Black Friday diminuíram neste ano, em relação ao ano passado. Mas, essa redução pode ter sido motivada pelo movimento considerado “morno”, na data que é uma das mais importantes do varejo brasileiro.


+ Notícias

 

Copa muda perfil de compras da Black Friday, que fatura menos este ano

Não há regras sobre direitos de consumidores plus size na aviação civil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]