/
/
Reclamação: perda de tempo ou tempo é dinheiro?

Reclamação: perda de tempo ou tempo é dinheiro?

O direito do consumidor ao dano moral causado por um problema na relação de consumo tem causado uma série de debates no judiciário. Entenda

Por muitos anos, a máxima “Tempo é dinheiro” virou um mantra entre os empreendedores. No entanto, nos últimos anos, a mesma ideia poderia muito bem ser aplicada ao universo do consumidor e o seu tempo gasto para reclamar de um produto ou de um serviço.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

De fato, o “tempo” virou um debate no judiciário e até mesmo a física quântica tem sido usada como parâmetro para a discussão do tema. Nesse sentido, uma das teses mais populares sobre o tempo é o chamado mero aborrecimento, uma alegação muito usada por juízes para negar alguns pedidos de dano moral. Na visão de alguns magistrados, determinados problemas de consumo são tão comuns na vida dos brasileiros que representam apenas um mero aborrecimento – e não perda de tempo.

Teoria desvirtuada

O tema é controverso e será discutido no Congresso da Brasilcon, evento que acontece entre os dias 21 e 23 em São Paulo. Um dos debatedores será professor Lindojon Bezerra.

“Não se vislumbra correta a aplicação de uma teoria desvirtuada conhecida como mero aborrecimento, visto que o aborrecimento amargado pelo consumidor em razão do descumprimento da legislação consumerista brasileira, ou mesmo por uma falha direta na prestação do serviço ou fornecimento do produto, não é ônus a ser suportado pela parte mais fraca da relação de consumo”, disse.

Quer participar do evento? Cliqui AQUI.

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]