Na última semana, mais uma vez, a discussão em torno da segurança dos produtos aerossóis para cuidados pessoais voltou aos holofotes. A FDA (Food and Drug Administration), órgão similar à Anvisa nos EUA, publicou um aviso informando que a Unilever, gigante multinacional americana, anunciou o recall voluntário de 19 produtos de xampu a seco nos Estados Unidos e no Canadá. O motivo: contaminação por benzeno, composto químico que pode causar câncer.
A lista de produtos retirados do mercado incluem marcas populares como Dove, TREsemmé, Nexxus, Suave e TIGI, que fabrica os xampus secos Rockaholic e Bed Head. Segundo a FDA, os produtos afetados foram produzidos antes de outubro de 2021. A orientação é que os consumidores que adquiriram os xampus datados desse período interrompam a utilização e consultem o site da empresa para saber como solicitar o reembolso.
O benzeno é um composto comum de ser observado em produtos derivados do petróleo. Como os produtos de higiene pessoal em spray geralmente contém propelentes como propano e butano, destilados do petróleo feitos pelo refino do óleo bruto, a chance de contaminação por benzeno é recorrente. Segundo a Unilever, esse foi o caso dos xampus a seco. Ainda segundo a multinacional, a retirada dos produtos do mercado está sendo feita de forma “cautelar”, já que não houve nenhum caso de reação adversa até o momento.
Não é estabelecido nos EUA um limite para presença de benzeno nos cosméticos, mas a agência americana afirma que os produtos não devem conter “substância venenosa ou nociva” à saúde. O benzeno no caso é considerado cancerígeno para o ser humano. A exposição à substância, seja por inalação, por via oral ou pelo contato do produto com a pele, pode vir a causar principalmente dois tipos de câncer: leucemia e câncer no sangue.
Outros casos de contaminação de sprays resultaram em recall
Recentemente, outros produtos a base de aerossol voltados para higiene pessoal precisaram ser retirados do mercado devido à contaminação por benzeno, dentre eles, desodorantes, protetores solares e outros xampus a seco. Foi o caso, por exemplo, de protetores das marcas Neutrogena, da Johnson & Johnson; Banana Boat, da Edgewell Personal Care Co; e Coppertone, da Beiersdorf AG.
No ano passado, a P&G recolheu mais de 30 produtos capilares em spray aerossol, incluindo muitos xampus e condicionadores secos, alertando que os produtos poderiam conter benzeno. O mesmo aconteceu com antitranspirantes como o Secret e Old Spice. A retirada aconteceu depois que a P&G decidiu testar todos os produtos em spray do seu portfólio.
O laboratório analítico chamado Valisure, com sede em New Haven, Connecticut, tem se dedicado a investigar a contaminação de produtos aerossóis por benzeno, desde maio de 2021.
+ Notícias
Noivos com casamento cancelado em Noronha têm direito à reembolso ou remarcação