Pesquisar
Close this search box.
/
/
Unilever faz recall de xampus contaminados por benzeno nos EUA

Unilever faz recall de xampus contaminados por benzeno nos EUA

Benzeno é substância cancerígena comum derivados de petróleo. Presença do composto em sprays de higiene pessoal tem sido uma preocupação

Na última semana, mais uma vez, a discussão em torno da segurança dos produtos aerossóis para cuidados pessoais voltou aos holofotes. A FDA (Food and Drug Administration), órgão similar à Anvisa nos EUA, publicou um aviso informando que a Unilever, gigante multinacional americana, anunciou o recall voluntário de 19 produtos de xampu a seco nos Estados Unidos e no Canadá. O motivo: contaminação por benzeno, composto químico que pode causar câncer.

A lista de produtos retirados do mercado incluem marcas populares como Dove, TREsemmé, Nexxus, Suave e TIGI, que fabrica os xampus secos Rockaholic e Bed Head. Segundo a FDA, os produtos afetados foram produzidos antes de outubro de 2021. A orientação é que os consumidores que adquiriram os xampus datados desse período interrompam a utilização e consultem o site da empresa para saber como solicitar o reembolso.

O benzeno é um composto comum de ser observado em produtos derivados do petróleo. Como os produtos de higiene pessoal em spray geralmente contém propelentes como propano e butano, destilados do petróleo feitos pelo refino do óleo bruto, a chance de contaminação por benzeno é recorrente. Segundo a Unilever, esse foi o caso dos xampus a seco. Ainda segundo a multinacional, a retirada dos produtos do mercado está sendo feita de forma “cautelar”, já que não houve nenhum caso de reação adversa até o momento.

Não é estabelecido nos EUA um limite para presença de benzeno nos cosméticos, mas a agência americana afirma que os produtos não devem conter “substância venenosa ou nociva” à saúde. O benzeno no caso é considerado cancerígeno para o ser humano. A exposição à substância, seja por inalação, por via oral ou pelo contato do produto com a pele, pode vir a causar principalmente dois tipos de câncer: leucemia e câncer no sangue.

Outros casos de contaminação de sprays resultaram em recall

Recentemente, outros produtos a base de aerossol voltados para higiene pessoal precisaram ser retirados do mercado devido à contaminação por benzeno, dentre eles, desodorantes, protetores solares e outros xampus a seco. Foi o caso, por exemplo, de protetores das marcas Neutrogena, da Johnson & Johnson; Banana Boat, da Edgewell Personal Care Co; e Coppertone, da Beiersdorf AG.

No ano passado, a P&G recolheu mais de 30 produtos capilares em spray aerossol, incluindo muitos xampus e condicionadores secos, alertando que os produtos poderiam conter benzeno. O mesmo aconteceu com antitranspirantes como o Secret e Old Spice. A retirada aconteceu depois que a P&G decidiu testar todos os produtos em spray do seu portfólio.

O laboratório analítico chamado Valisure, com sede em New Haven, Connecticut, tem se dedicado a investigar a contaminação de produtos aerossóis por benzeno, desde maio de 2021.


+ Notícias

Noivos com casamento cancelado em Noronha têm direito à reembolso ou remarcação

Design de produtos é aliado pela maior acessibilidade

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]