/
/
Preços de medicamentos vão aumentar em abril; confira como economizar

Preços de medicamentos vão aumentar em abril; confira como economizar

Reajuste anual no preço dos medicamentos deve ficar entre 5,5% e 6,8%. O índice é menor do que no ano passado. Saiba como se programar.

Março está acabando e os consumidores devem ficar atentos aos preços dos medicamentos. Muita gente não sabe, mas todos os anos, no dia 1º de abril é feito um reajuste nos valores dos remédios, conforme estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), órgão ligado à Anvisa. Em 2023, segundo especialistas, o reajuste previsto deve ficar entre 5,5% e 6,8%.

O índice é calculado em cima de algumas variáveis, com destaque para o IPCA acumulado e a inflação do ano anterior. Apesar de significativo, o reajuste nos preços dos medicamentos nas prateleiras deve ser menor do que em 2022, quando foi observado um aumento médio de 10,89%. Mesmo assim, quem puder se planejar e criar estratégias para fugir desse aumento dos preços, deve fazer.

Geralmente, os mais afetados pelo aumento no preço dos remédios são aqueles que precisam de medicamentos de uso contínuo. Para ajudar a essas pessoas, a Consumidor Moderno separou algumas dicas, dadas pelo fundador do CliqueFarma, Angelo Alves:

Dicas para economicar

1. Antecipe-se: compre com antecedência os remédios que mais utiliza agora no mês de março, antes do aumento.

2. Compare os preços: os valores dos medicamentos podem variar muito de farmácia para farmácia.

3. Parcele suas compras: caso escolha comprar os medicamentos em março, para fugir da alta, saiba que na maioria das farmácias e drogarias, é possível realizar o parcelamento da compra, não exigindo um investimento alto de uma única vez.

4. Compre genéricos: pergunte sempre ao seu médico se o medicamento recomendado pode ser o genérico, principalmente aqueles que têm um valor mais alto e impactam mais no seu bolso no final do mês.

5. Busque descontos e medicamentos gratuitos: veja a possibilidade de se inscrever em programas dos laboratórios para conseguir descontos.

O CliqueFarma é uma ferramenta comparativa de preços de medicamentos e outros itens de saúde e beleza. Tomando como gancho a proximidade do mês de abril e do reajuste nos medicamentos, a plataforma está com a campanha “Pré-Alta” durante todo o mês de março. Neste período, o consumidor vai encontrar descontos exclusivos no site.

“Você pode entrar no site do CliqueFarma e verificar mais de 200 mil ofertas e comparar os preços em todo o Brasil. Na plataforma, por exemplo, é comum encontrar produtos custando uma média de 40% menos, o que faz dela uma grande aliada nessa economia”, explica Angelo.

Além de todas essas dicas, o fundador da CliqueFarma ainda orienta os consumidores a pesquisarem se o medicamento recomendado pelo médico é fornecido pelo SUS ou está disponível no programa Farmácia Popular do Brasil.


+Notícias

Conheça as empresas mais reclamadas no Procon-SP

Proibição de testes de cosméticos em animais atende desejo de consumidoras

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]