Um mistério ronda um comunicado feita nesta sexta-feira (28/08) pela Cargill Agrícola, uma dos maiores produtores de alimentos do Brasil. A empresa solicitou o recolhimento de dois lotes do mercado, sendo um deles de extrato de tomate da marca Elefante e, o outro, de molho de tomate tradicional da marca Pomarola – ambos, produtos produzidos pela empresa.
O lote do extrato Elefante é o L011810, embalagem lata, com conteúdo líquido 340g e com data de validade até 07/10/2016. No caso do Pomarola, o lote que será retirado é o L030903, embalagem sachê, com conteúdo líquido 340g e data de validade de 31/8/17 serão recolhidos do mercado consumidor.
No comunicado, a empresa recomenda que os consumidores que possuam produtos desses lotes, tanto do molho quanto do extrato, entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800-6480808 para agendar sua substituição, gratuitamente.
O detalhe curioso é que a empresa não informou o motivo da retirada da mercadoria do mercado. O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Em nota, a Cargill informa que o recolhimento está sendo realizado como cumprimento dos trâmites do processo administrativo junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O anúncio divulgado segue os critérios definidos pela resolução RDC 24/2014 e as mensagens foram aprovadas pelo órgão responsável. Reiteramos que o consumidor deve entrar em contato com os canais de relacionamento da Cargill, através de ligação gratuita para o SAC 0800 6480808, onde receberá todas as informações e instruções a fim da substituição de tais produtos.
Tem pelo de novo?
A retirada do produto do mercado reacende a polêmica sobre a qualidade de alguns produtos industrializados do mercado. Recentemente, você acompanhou na Consumidor Moderno a polêmica sobre a retirada de dois lotes justamente de Pomarola e Elefante. Desta vez, o motivo da retirada do produto não foi revelado. Mas você apostaria em outra hipótese?
*Com informações do Procon-SP