/
/
Raia Drogasil tem lucro 43% maior em 2015

Raia Drogasil tem lucro 43% maior em 2015

A rede consegue se sobrepor à crise e manteve crescimento com aumento no fluxo de caixa. Veja

A Raia Drogasil registrou aumento de 43% no lucro líquido em 2015. O lucro empresa de varejo farmacêutico passou de R$ 223,4 milhões para R$ 341,7 milhões no ano passado.

Ao longo do ano, a Raia Drogasil conseguiu aumentar o fluxo de caixa gradativamente, passando de um déficit no fluxo de caixa de R$ 29,3 milhões no primeiro trimestre de 2015 para um fluxo de caixa livre de R$ 36,6 milhões no quarto trimestre. Ao todo, a empresa fechou o período com R$ 110,4 milhões de fluxo de caixa livre.

Apesar do crescimento no lucro, a empresa apresentou desaceleração ao longo do ano, com crescimentos menores a partir do terceiro trimestre.

O resultado geral foi influenciado pelo aumento de R$ 21,1% nas vendas – muito por conta da abertura de 156 lojas no ano passado. Considerando as vendas em mesmas lojas, aquelas abertas a mais de um ano, o crescimento foi de 12,5%.

A empresa também fechou unidades: foram 15 lojas encerradas no ano passado.

Leia também
Raia Drogasil muda estratégia de fidelização

Entre 2012 a 2014, a companhia focou na integração das duas marcas. A partir de 2014, a empresa passou a atuar de acordo com quatro pilares estratégicos: acelerar a expansão orgânica; introduzir novos formatos; incrementar a gestão de categorias e a experiência de compras; e envolver, analisar e potencializar clientes.

Para isso, a empresa arrumou a casa e abriu mais lojas: foram 616 unidades nos últimos cinco anos. E fez parcerias, como com a empresa de ciência do consumidor, a Dunnhumby, para a gestão de categorias e CRM.

A empresa também fez aquisições, adquirindo o controle de 55% da 4Bio, a segunda maior varejista de medicamentos especiais do Brasil. “Acreditamos que este portfólio integrado de ativos de Saúde (Varejo, Medicamentos Especiais e PBM) posicionarão a Raia Drogasil para prestar serviços inovadores e integrados para as Indústrias, Operadoras de Saúde, Médicos e Pacientes de maneira única no mercado”, disse a empresa em relatório.

A empresa fechou 2015 com 1.235 lojas. “A reinvenção da nossa execução é um esforço contínuo, uma vez que as iniciativas mais ambiciosas demandam alguns anos para frutificar. Ao redefinir os limites da nossa execução e trabalhar em uma ambiciosa agenda estratégica, estamos criando a base para impulsionarmos a consolidação do varejo farmacêutico brasileiro e para intensificar o ciclo de prosperidade que teve início em 2014”, considerou a companhia.

Leia também
Raia Drogasil quer abrir 360 lojas em dois anos

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]