Pesquisar
Close this search box.
/
/
Centralidade no cliente eleva índices de satisfação e resolutividade do QuintoAndar

Centralidade no cliente eleva índices de satisfação e resolutividade do QuintoAndar

Plataforma do ramo imobiliário registra resultados históricos impulsionados por inovações em decorrência da antecipação das necessidades dos clientes

Como é que uma empresa se coloca no lugar do cliente? “É isso que converso diariamente com a organização. Sentimos o que o cliente sente quando estamos mais próximos da jornada dele”, sintetiza Denis Caldeira, vice-presidente de Vendas e Experiência do Cliente do QuintoAndar.

Trabalhar a centralidade do cliente implica em mudar cultura e mentalidade. “Há extrema empatia quando sentimos a dor do cliente”, acrescenta ele, sobre o trabalho que percorre todas as áreas da plataforma.

Devido a esse trabalho constante e contínuo, o QuintoAndar obteve um aumento de 8 pontos percentuais na satisfação do cliente ao atingir 88% e incremento de 6 p. p. em resolutividade ao registrar 84%. “Quando pensamos no volume que atendemos, é um grande progresso”, ressalta Caldeira.

O resultado histórico é atribuído à antecipação das necessidades dos clientes por meio de uma mudança de cultura e mentalidade que posicionou o cliente no centro do negócio. “Tudo isso é por conta de um conjunto de movimentos. Não existe uma bala de prata para mudar cultura e mentalidade. Estamos em constante movimento”.

A plataforma do ramo imobiliário tem atuado de forma expandir a centralidade do cliente em todas as suas áreas. A empresa organizar o CX Day em que participam nove times de áreas diferentes em prol do cliente. “Envolvemos a empresa toda como um time só, em prol do cliente. Isso é client centric. A empresa toda é responsável pela experiência do cliente, e não só um time”.

Somente em aluguéis, o QuintoAndar tem fechado uma média de 10 mil novos contratos por mês. Atualmente, a plataforma possui 100 mil clientes ativos.

Pandemia trouxe novo perfil de cliente

A pandemia causada pela covid-19 trouxe um novo estilo de vida para as pessoas, inclusive uma descentralização da moradia.

“Muitas pessoas saíram dos grandes centros e foram para a praia ou para o interior, voltaram para a cidade natal e até mesmo retornaram à casa dos pais. O que é muito bom para a economia, pois acabamos descentralizando e distribuindo a renda dentro de cidades mais interioranas. Estávamos ali para ajudar essas pessoas a encontrarem rapidamente um imóvel. O QuintoAndar ajudou a distribuir esse Produto Interno Bruto”.

Outra mudança está relacionada ao período de lockdown. Segundo o VP, a plataforma digital disponibilizou aos clientes a visita virtual ao imóvel e a assinatura de documentos digitais.

Renegociação de contratos

“Nos últimos meses tivemos um IGPM alto, na casa de 32% em um período de 12 meses. Não fazia sentido reajustar imóveis nesse valor”, lembra o VP.

Nesse contexto, o QuintoAndar trouxe a renegociação dos valores com os proprietários, buscando o equilíbrio dos interesses do inquilino e do locador. As taxas de reajuste do IGPM foram substituídas pelo IPCA, que se tornou o padrão para reajuste de contratos devido às taxas mais baixas.

“Foi bom para o proprietário porque ele gastaria tempo sem o imóvel locado. Se o inquilino desistisse e deixasse o imóvel, o proprietário ficaria com o imóvel vago e perderia dinheiro. O IPCA foi a melhor forma econômica para os dois lados”, comenta o VP sobre a iniciativa que possibilitou maior flexibilidade nos reajustes dos contratos.

A plataforma também automatizou a taxa de renegociação e, caso seja necessária uma intermediação, o time de CX entra para ajudar. “Nesse processo de ajudar na renegociação entre inquilino e proprietário, a satisfação no término de vigência aumentou 14 pontos percentuais”, destaca Caldeira.

Mais soluções para os clientes

Outra inovação surgida das necessidades dos clientes durante a pandemia e que irá perdurar é a antecipação de longo prazo, em que o proprietário pode antecipar o valor do aluguel em até seis meses.

O momento ainda reforçou o pagamento garantido, disponibilizado desde a fundação do QuintoAndar, pois o proprietário tem o pagamento todos os dias acordados, independente de o inquilino atrasá-lo.

Presente em 43 cidades e com a expansão da operação para a América Latina, para fechar 2021, a plataform foca nas suas principais métricas: satisfação do cliente e resolutividade. “Dentro da amplitude de investimento, temos um time de produto andando lado a lado conosco. Essas são duas métricas de cabeça de chave. Temos objetivos ambiciosos para essas metas, por isso estamos trabalhando arduamente para chegarmos lá”, encerra.


+ Notícias

Inovação gerada pelo consumidor: como os setores-chave respondem

Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]