Pesquisar
Close this search box.
/
/
Centralidade no cliente eleva índices de satisfação e resolutividade do QuintoAndar

Centralidade no cliente eleva índices de satisfação e resolutividade do QuintoAndar

Plataforma do ramo imobiliário registra resultados históricos impulsionados por inovações em decorrência da antecipação das necessidades dos clientes

Como é que uma empresa se coloca no lugar do cliente? “É isso que converso diariamente com a organização. Sentimos o que o cliente sente quando estamos mais próximos da jornada dele”, sintetiza Denis Caldeira, vice-presidente de Vendas e Experiência do Cliente do QuintoAndar.

Trabalhar a centralidade do cliente implica em mudar cultura e mentalidade. “Há extrema empatia quando sentimos a dor do cliente”, acrescenta ele, sobre o trabalho que percorre todas as áreas da plataforma.

Devido a esse trabalho constante e contínuo, o QuintoAndar obteve um aumento de 8 pontos percentuais na satisfação do cliente ao atingir 88% e incremento de 6 p. p. em resolutividade ao registrar 84%. “Quando pensamos no volume que atendemos, é um grande progresso”, ressalta Caldeira.

O resultado histórico é atribuído à antecipação das necessidades dos clientes por meio de uma mudança de cultura e mentalidade que posicionou o cliente no centro do negócio. “Tudo isso é por conta de um conjunto de movimentos. Não existe uma bala de prata para mudar cultura e mentalidade. Estamos em constante movimento”.

A plataforma do ramo imobiliário tem atuado de forma expandir a centralidade do cliente em todas as suas áreas. A empresa organizar o CX Day em que participam nove times de áreas diferentes em prol do cliente. “Envolvemos a empresa toda como um time só, em prol do cliente. Isso é client centric. A empresa toda é responsável pela experiência do cliente, e não só um time”.

Somente em aluguéis, o QuintoAndar tem fechado uma média de 10 mil novos contratos por mês. Atualmente, a plataforma possui 100 mil clientes ativos.

Pandemia trouxe novo perfil de cliente

A pandemia causada pela covid-19 trouxe um novo estilo de vida para as pessoas, inclusive uma descentralização da moradia.

“Muitas pessoas saíram dos grandes centros e foram para a praia ou para o interior, voltaram para a cidade natal e até mesmo retornaram à casa dos pais. O que é muito bom para a economia, pois acabamos descentralizando e distribuindo a renda dentro de cidades mais interioranas. Estávamos ali para ajudar essas pessoas a encontrarem rapidamente um imóvel. O QuintoAndar ajudou a distribuir esse Produto Interno Bruto”.

Outra mudança está relacionada ao período de lockdown. Segundo o VP, a plataforma digital disponibilizou aos clientes a visita virtual ao imóvel e a assinatura de documentos digitais.

Renegociação de contratos

“Nos últimos meses tivemos um IGPM alto, na casa de 32% em um período de 12 meses. Não fazia sentido reajustar imóveis nesse valor”, lembra o VP.

Nesse contexto, o QuintoAndar trouxe a renegociação dos valores com os proprietários, buscando o equilíbrio dos interesses do inquilino e do locador. As taxas de reajuste do IGPM foram substituídas pelo IPCA, que se tornou o padrão para reajuste de contratos devido às taxas mais baixas.

“Foi bom para o proprietário porque ele gastaria tempo sem o imóvel locado. Se o inquilino desistisse e deixasse o imóvel, o proprietário ficaria com o imóvel vago e perderia dinheiro. O IPCA foi a melhor forma econômica para os dois lados”, comenta o VP sobre a iniciativa que possibilitou maior flexibilidade nos reajustes dos contratos.

A plataforma também automatizou a taxa de renegociação e, caso seja necessária uma intermediação, o time de CX entra para ajudar. “Nesse processo de ajudar na renegociação entre inquilino e proprietário, a satisfação no término de vigência aumentou 14 pontos percentuais”, destaca Caldeira.

Mais soluções para os clientes

Outra inovação surgida das necessidades dos clientes durante a pandemia e que irá perdurar é a antecipação de longo prazo, em que o proprietário pode antecipar o valor do aluguel em até seis meses.

O momento ainda reforçou o pagamento garantido, disponibilizado desde a fundação do QuintoAndar, pois o proprietário tem o pagamento todos os dias acordados, independente de o inquilino atrasá-lo.

Presente em 43 cidades e com a expansão da operação para a América Latina, para fechar 2021, a plataform foca nas suas principais métricas: satisfação do cliente e resolutividade. “Dentro da amplitude de investimento, temos um time de produto andando lado a lado conosco. Essas são duas métricas de cabeça de chave. Temos objetivos ambiciosos para essas metas, por isso estamos trabalhando arduamente para chegarmos lá”, encerra.


+ Notícias

Inovação gerada pelo consumidor: como os setores-chave respondem

Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]