/
/
Queixas contra os SAC cresceram 66% em 2020

Queixas contra os SAC cresceram 66% em 2020

A afirmação é de Juliana Domingues, secretária nacional do consumidor. Ela, Luciano Timm, ex-titular da Senacon, e Celso Tonet, diretor da Claro, participaram do webinar da Consumidor Moderno sobre o decreto do SAC

O número de consumidores que reclamaram do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas registrou um aumento de 66% na comparação entre os 2019 e 2020. Entre os setores, um dos mais reclamados foi o financeiro, que obteve uma alta bem acima da média: 200%.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31) por Juliana Domingues, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), durante o webinar Decreto dos SACs: o que está em jogo para o consumidor”, promovido pela Consumidor Moderno. O encontro contou com a participação de Luciano Timm, professor de direito e ex-secretário nacional do consumidor, e Celso Tonet, diretor de atendimento ao cliente da Claro.

“No geral, tivemos um aumento de 66% nas reclamações relacionadas aos SACs das empresas. Óbvio que houve um efeito direto na nossa pandemia, mesmo porque boa parte das área de atendimento tem vinculação com os call centers e muitos deles foram fechados no ano passado. Agora, esse fechamento está acontecendo de novo. Além disso, o setor financeiro registrou um aumento de mais de 200% da reclamação de SAC.

Segundo Juliana, o SAC é um instrumento de primeira resolução desses problemas e deve evitar o desembarque do consumidor no Judiciário ou até mesmo na plataforma do Consumidor.gov.br. Infelizmente, está ocorrendo o inverso.

“O SAC é um instrumento de primeira resolução desses problemas consumeristas. Ele é essencial para garantir a satisfação do consumidor, especialmente as questões massificadas. Infelizmente, a experiência atual demonstra que os consumidores não têm sido capazes de resolver os seus problemas por meio do sac. E eu como consumidora posso atestar que a minha experiência pessoal não tem sido boa no SAC”, explica.

Percepções

Já Luciano Timm recordou o início do debate durante a sua gestão na Senacon. “Havia a percepção dos consumidores e dos reguladores que o SAC não funcionava. Por outro lado, as empresas achavam que funcionava, na média. Eu brinco que estamos diante daquele problema da psicologia e economia comportamental, que é como você se vê e como, de fato, os outros te notam. É o que chamamos de excesso de otimismo. Por exemplo: mais de 85% dos estudantes norte-americanos de MBA se acham acima da média, o que é uma contradição matemática. Não pode ter 85% acima da média. Só pode exigir ’50 mais 1′. Então, os SACs das empresas se acham muito bons, mas não é o que os consumidores empiricamente acham”, explica.

Celso Tonet afirma que um dos grandes desafios das áreas de atendimento aos clientes é aumentar o poder de resolutividade. “Um dos grandes desafios que tenho na posição que ocupo é aumentar significativamente o nosso poder de resolução no SAC. Hoje, a nossa equação de custos de atendimento é gigantesca. Se eu conseguisse resolver 100% das minhas demandas no SAC, o meu custo seria muito menor. Estamos longe do que a gente precisa enquanto.

Veja o vídeo completo do nosso webinar:


+ Notícias 

O uso da IA mais poderosa da atualidade nas relações entre empresas e clientes 

Dois temas prioritários (e pouco comentados) sobre a LGPD

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]