O Natal está aí – é só dar uma olhada ao redor. Ainda assim, há quem não tenha colocado na ponta do lápis quanto deve gastar durante as comemorações de de Natal. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 56,2% dos brasileiros ainda estão com dúvidas sobre quanto podem dispor para o final do ano.
As oportunidades para varejo, então, são imensas. Quem vai conseguir abocanhar essa parcela de indecisos? Isso porque embora ainda não saibam o montante que pretendem gastar, algum eles devem gastar, uma vez que 62,6% participam das comemorações com amigos e familiares, mesmo se tiverem que pagar – já 22,9% também participam, mas somente se as comemorações não tiverem custo.
Leia também
Brasileiros devem gastar R$ 1,5 bi menos neste Natal
Para quem for desembolsar, o valor médio deve chegar a R$ 196,85 neste ano. Para 70,4% a divisão das despesas será feita contribuindo financeiramente ou com algum prato para a festa. Outros 19% irão participar de festas nas quais apenas uma pessoa irá arcar com todas as despesas.
“Durante as comemorações muitas pessoas querem estar bem vestidas e para isto acabam comprando roupas novas. Na pesquisa, 61,7% dos entrevistados afirmam que comprarão alguma roupa, calçado ou acessório novo para usar nas celebrações”, disse em nota o educador financeiro do SPC Brasil e do portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.
Leia também
5 diferenças entre Black Friday e Natal