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Quatro principais tendências que impactarão o consumo em 2016

Quatro principais tendências que impactarão o consumo em 2016

Estudo da Mintel traz insights surpreendentes sobre o mercado brasileiro no próximo ano

Como agirá o consumidor brasileiro em 2016? O que influenciará suas decisões? Quais produtos e serviços eles vão querer adquirir? O que eles vão eleger como a grande novidade do mercado? Mais do que tudo, o que podemos esperar do próximo ano? A equipe de analistas da Mintel, agência líder em inteligência de mercado, identificou quatro direções que irão pautar os negócios no Brasil em 2016.

A analista de tendências da empresa, Graciana Méndez, comentou cada uma delas. Aqui, apresentamos um resumo. Nos próximos dias, apresentaremos uma a uma com mais detalhes e comentários. E, para quem quiser se aprofundar ainda mais, o relatório completo pode ser baixado aqui.

Heróis da Pechincha – Os consumidores brasileiros estão explorando modelos de compra alternativos, como compartilhamento, aluguel e troca, o que permite manter quase o mesmo estilo de vida, aproveitando alguns pequenos prazeres da vida ? como comer fora, viajar, dirigir, ter roupas de grife, entre outros ?, independente da situação econômica do País. Essa nova abordagem mudou o significado de propriedade e oferece o acesso a produtos e experiências dentro de um orçamento mais favorável. Em 2016, vale ficar de olho e apostar nesses modelos alternativos.

Sede por Mais – Enquanto o País luta contra a recessão ? após uma década de auge das commodities ? e enfrenta a pior seca nos últimos 50 anos, os consumidores brasileiros começam a descobrir que adotar práticas ecológicas pode ajudá-los a economizar dinheiro. Produtos energeticamente eficientes não só economizam água e energia, mas podem ajudar a reduzir contas. Para as empresas, vale ficar atentas em maneiras de ajudarem seus consumidores a economizarem e serem mais ecofriendly. A tendência é que o governo continue com ações de incentivo.

Ocupe Brasil – Os consumidores denunciam tudo, desde a escassez de água à corrupção, passando pelo abuso das contas públicas e pelo aumento de preços. Marcas progressistas irão se alinhar com as buscas dos consumidores por práticas justas, levando a responsabilidade social corporativa a outro nível, empoderando os consumidores e permitido que eles sejam os condutores de mudanças positivas dentro de suas comunidades.

Famílias Alternativas – Novas dinâmicas domésticas desafiam ideias estereotipadas – relacionadas a gênero, idade e etnia – sobre a definição de família, e os papéis individuais estão sendo redefinidos. Como as pessoas hoje em dia vivem mais, os idosos trazem novas exigências. À medida que mais mulheres se juntam à força de trabalho e os homens se envolvem com tarefas domésticas e de cuidados às crianças, surge uma nova compreensão do significado dos gêneros. Nós também estamos vendo mudanças na definição de casamento, com a luta pela inclusão da comunidade LGBT. Ao mesmo tempo, o crescente número de animais de estimação atinge um novo patamar entre as famílias brasileiras.

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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