Como agirá o consumidor brasileiro em 2016? O que influenciará suas decisões? Quais produtos e serviços eles vão querer adquirir? O que eles vão eleger como a grande novidade do mercado? Mais do que tudo, o que podemos esperar do próximo ano? A equipe de analistas da Mintel, agência líder em inteligência de mercado, identificou quatro direções que irão pautar os negócios no Brasil em 2016.
A analista de tendências da empresa, Graciana Méndez, comentou cada uma delas. Aqui, apresentamos um resumo. Nos próximos dias, apresentaremos uma a uma com mais detalhes e comentários. E, para quem quiser se aprofundar ainda mais, o relatório completo pode ser baixado aqui.
Heróis da Pechincha – Os consumidores brasileiros estão explorando modelos de compra alternativos, como compartilhamento, aluguel e troca, o que permite manter quase o mesmo estilo de vida, aproveitando alguns pequenos prazeres da vida ? como comer fora, viajar, dirigir, ter roupas de grife, entre outros ?, independente da situação econômica do País. Essa nova abordagem mudou o significado de propriedade e oferece o acesso a produtos e experiências dentro de um orçamento mais favorável. Em 2016, vale ficar de olho e apostar nesses modelos alternativos.
Sede por Mais – Enquanto o País luta contra a recessão ? após uma década de auge das commodities ? e enfrenta a pior seca nos últimos 50 anos, os consumidores brasileiros começam a descobrir que adotar práticas ecológicas pode ajudá-los a economizar dinheiro. Produtos energeticamente eficientes não só economizam água e energia, mas podem ajudar a reduzir contas. Para as empresas, vale ficar atentas em maneiras de ajudarem seus consumidores a economizarem e serem mais ecofriendly. A tendência é que o governo continue com ações de incentivo.
Ocupe Brasil – Os consumidores denunciam tudo, desde a escassez de água à corrupção, passando pelo abuso das contas públicas e pelo aumento de preços. Marcas progressistas irão se alinhar com as buscas dos consumidores por práticas justas, levando a responsabilidade social corporativa a outro nível, empoderando os consumidores e permitido que eles sejam os condutores de mudanças positivas dentro de suas comunidades.
Famílias Alternativas – Novas dinâmicas domésticas desafiam ideias estereotipadas – relacionadas a gênero, idade e etnia – sobre a definição de família, e os papéis individuais estão sendo redefinidos. Como as pessoas hoje em dia vivem mais, os idosos trazem novas exigências. À medida que mais mulheres se juntam à força de trabalho e os homens se envolvem com tarefas domésticas e de cuidados às crianças, surge uma nova compreensão do significado dos gêneros. Nós também estamos vendo mudanças na definição de casamento, com a luta pela inclusão da comunidade LGBT. Ao mesmo tempo, o crescente número de animais de estimação atinge um novo patamar entre as famílias brasileiras.