O espaço físico de uma empresa representa um de seus principais custos para o empreendedor. Pensando em esclarecer o real custo de um escritório – que vai muito além da simples locação – Fernando Bottura, proprietário da Gowork, especialista em locação de espaços comerciais, elaborou uma calculadora online para análise dos gastos, na qual busca dar uma visão mais ampla sobre o tema.
Acesse este link e preencha os dados básicos para obter as informações.
“Quando se pensa em locação geralmente se coloca no papel apenas o aluguel e o condomínio, deixando de lado gastos como IPTU, seguro fiança, seguro obrigatório do escritório, materiais de consumo (material limpeza, café), luz, manutenção, telefonia, internet e pessoal de suporte (TI, limpeza e atendimento)”, explica o proprietário da Gowork.
Coworking como opção
Uma boa opção são os espaços de coworking, aqueles locais onde você aluga pequenas salas individuais ou compartilhadas. Uma tendência que diminui gastos e burocracias. “Sem considerar que não são contabilizados nessas contas o tempo que o administrador terá que dispensar para a administração do escritório”, avalia Bottura.
Entretanto, o empreendedor deverá levar em conta fatores como localização e acessibilidade. Ou seja, antes de qualquer definição visitas e análises minuciosas das vantagens e desvantagens do espaço e modelo escolhido trará a certeza da melhor decisão e segurança para o seu negócio.