Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quando a Inovação e a Educação seguem o mesmo caminho

Quando a Inovação e a Educação seguem o mesmo caminho

Em visita ao Instituto Ayrton Senna, participantes do Whow! Festival de Inovação entenderam porque inovar também tem a ver com contribuir com a sociedade

O mundo tem grandes problemas sociais. O Brasil tem uma grande cota de participação neles. Infraestrutura, Saúde, Violência, Miséria. Esses grandes temas não podem ser ignorados. Por ninguém. E por nenhum agente da sociedade. De todos eles, contudo, há um que está no topo das maiores preocupações dos brasileiros (e deveria ser a prioridade de qualquer esfera de Governo, mas não é): a Educação. Assim mesmo, com “E” maiúsculo.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Investir em Educação é muito mais do que criar uma “Pátria Educadora”. Envolve investimentos de longo prazo, contínuos e irreversíveis. Os frutos não serão colhidos agora, somente em uma ou duas gerações, e não devem ser colocados como plataforma de campanhas, mas sim como projeto de Nação, que ultrapassa partidos e ideologias. Infelizmente, contudo, por aqui não é assim. E colhemos os frutos, agora, dessa ignorância: o Brasil tem índices pífios em Educação. Esse cenário representa mais do que quedas de posições em rankings mundiais. Representa um futuro de incertezas: quem serão os cidadãos que vão liderar comunidades, empresas e governos? Como eles votarão? Que legados construirão? Que inovações criarão?

Essas preocupações nos últimos anos têm ultrapassado barreiras e saiu do campo público para o privado. As empresas têm acordado para essas questões. Entenderam que sem investir agora não conseguirão talentos capacitados para criar e mudar seus negócios no futuro. Preocupar-se com isso, portanto, é imperativo em qualquer campo. Não à toa instituições como o Instituto Ayrton Senna têm ganhado cada vez mais relevância. O espaço, sua história e atuação foram acompanhados de perto por participantes do Whow! Festival de Inovação, evento que acontece nesta semana em São Paulo. Afinal, não há inovação sem pessoas capacitadas, sem Educação.

Uma história fora dos holofotes

A geração de quem tem 30 anos e mesmo quem veio depois conhece ou ao menos já ouviu falar em Ayrton Senna. O piloto brasileiro de Fórmula 1 vencia nas pistas como ninguém, mas sempre deixou claro que as conquistas não eram gratuitas. Eram resultado de muito trabalho. Senna era um inquieto. Queria fazer mais do que conquistar títulos. Em 1994, ele sentou com sua irmã, Viviane Senna, para pensar em “algo maior”: queria construir algo, mudar alguma realidade do Brasil. Não teve tempo de ver o instituto que leva seu nome ser erguido em prol da Educação ao final daquele mesmo ano.

Quem contou a história foi Fabiana Fragiacomo, gerente de Marketing do Instituto, que recebeu o grupo do Whow!. Atuar naqueles anos era mais difícil. “Hoje, todo mundo quer mudar o mundo”, disse.”O Instituto é o maior legado do Senna fora das pistas”, completou Rafael Vergueiro, da área de Comunicação do Instituto. “Ele nunca se conformou com a realidade do Brasil e ele queria fazer algo efetivo e eficiente para mudar isso”, contou.

Por dois anos, o instituto fez ações pontuais, mas resolveu virar a chave. Era necessário gerar impacto de massa, em escala. Assim, diferente de muitas organizações, o Instituto atua junto aos Governos, com ações direcionadas aos educadores do ensino público. “81% dos alunos do País estão na rede pública de ensino. É lá que a mudança acontece, que o jogo acontece”, explicou Fabiana. É na rede pública que mora os grandes problemas. Do total de alunos que passaram pelo Ensino Médio, somente três passaram com o conhecimento adequado em Português e apenas UM passou com conhecimento médio em Matemática.

A atuação do Instituto é calcada na formação dos profissionais de educação. Eles são os grandes influenciadores, são os que levam as soluções para dentro das salas de aula. Com eles, o impacto é maior. “O problema das ações em Educação no Brasil é a escala”, afirmou Vergueiro. Atuando dessa forma, o Instituto está presente em 17 Estados e 660 municípios. E já beneficiou mais 1,5 milhão de crianças e jovens.

Um dos grandes exemplos da metodologia do Instituto é o Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro. Sem grandes investimentos em tecnologia ou em estrutura física, o colégio se tornou referência no Brasil. E tudo começou com os educadores – eles foram a chave das  mudanças. Há três anos com as portas abertas,  o colégio colocou alunos entre os primeiros lugares do Enem e zerou o índice de abandono  – um dos principais problemas no Ensino Médio.

Para se ter uma ideia do tamanho do impacto, se o método empregado no colégio fosse utilizado como referência em todo o País, o Brasil subiria nada menos que 30 posições no Pisa e ficaria à frente dos Estados Unidos. O desempenho em Matemática, por exemplo, aumentaria 143%. Hoje, a realidade é bem diferente, mas estamos caminhando. Há 35 escolas da rede pública parceiras do Instituto e que têm colhido resultados semelhantes.

Por uma nova educação

A tecnologia e a globalização mudaram – ou deveriam mudar – a forma como as escolas ensinam. O modelo de fileiras com professores à frente e alunos copiando o que está no quadro negro não funciona mais. A aposta é na colaboração. “O mundo está repensando a forma de se fazer Educação. Precisamos desenvolver nas crianças e nos jovens a capacidade de inovar, de trabalhar em time e resolver problemas”, disse Vergueiro. O mundo precisa mais do que pensadores, precisa de pessoas que façam.

“As empresas podem ajudar no impacto da Educação”, afirmou Fabiana. “Não precisamos ter um social business, mas um business com apelo social. Se a empresa entende seu impacto no mundo, ela encontra um propósito que faça sentido. Todas as gerações mudaram, temos uma sociedade mais conectada e consciente. A sociedade está amadurecendo e a empresa que olhar isso estará a frente. Hoje não basta a empresa ser competitiva com preço, mas com o que ela faz pela sociedade. É um olhar e uma construção de longo prazo”, disse. Se todas as empresas fizessem algo pela Educação da sua região, o impacto dessa corrente seria inimaginável. Por que não começar hoje? Afinal, como disse Senna, “temos a obrigação de continuar aprendendo sempre”. Só assim é possível inovar.

A primeira edição do festival de inovação, organizado pelo Grupo Padrão, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]