A Natura agrupa seus programas de inovação em três frentes de pesquisa e desenvolvimento: tecnologias cosméticas, tecnologias sustentáveis e bem-estar e relações. ?A inovação permeia tudo o que fazemos. Atualmente, envolvemos mais de 200 parceiros em nossa rede de inovação, e mais de 60% dos nossos projetos são realizados em inovação aberta. Investimos 3% de nossa receita líquida anual na área?, revela Gerson Valença Pinto, vice-presidente de inovação da Natura.
Na área socioambiental, a Natura se destaca. Pioneira em diversas ações, como fornecer refis para seus produtos, a empresa estreita cada vez mais seu compromisso com a sustentabilidade. O Programa Amazônia, por exemplo, pretende impulsionar negócios sustentáveis, contribuir para o desenvolvimento local e para a conservação da floresta.
?Entre as iniciativas do Programa, a mais recente é o Ecoparque, em Benevides (PA), com um conceito de simbiose industrial, onde as empresas locais são capazes de utilizar os subprodutos umas das outras. Acreditamos que os crescentes desafios socioambientais são oportunidades para o desenvolvimento de conceitos, tecnologias e processos inovadores?, conclui o executivo.