O Dia Mundial da Qualidade conquistou o status de “patrimônio mundial” reconhecido pela ONU, estabelecendo a tradição de celebrá-lo na segunda quinta-feira de novembro.
A data comemorativa instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990, o Dia Mundial da Qualidade celebra a relevância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, e assim promover o crescimento também de países e da sociedade.
O Grupo Heineken é uma das empresas que comemora a data, ao buscar a qualidade e a integridade em seus produtos. A percepção de excelência, tanto em termos de sabor como de embalagem, agrega o valor às marcas, apoiando também como um pilar de vendas.
O padrão Heineken de fábrica se estende aos centros de distribuição e pontos de venda, garantindo um brinde atento, cuidadoso e com muita qualidade.
“Quando falamos de produtos, nós focamos na diversificação de nosso portfólio, com opções que agregam mais qualidade e estejam alinhadas às necessidades dos consumidores, sempre analisando o mercado para entender as mudanças no comportamento do público”, destaca Fernanda Saboya, diretora de marketing do grupo Heineken.
Em 2022, o Grupo Heineken conquistou o prestigioso Prêmio Quality Awards, com destaque para a cervejaria de Ponta Grossa, que foi reconhecida pela excelência na produção de Heineken 0.0.
Essa cerimônia de alcance global celebra os desempenhos dentro da Companhia e foi um marco histórico, sendo a primeira vez que uma cervejaria da América Latina recebeu esse prêmio.
Qualidade dentro e fora de casa
Entre as bases que fundamentam a qualidade da Heineken para além do sabor, se destaca a Política do Sistema de Gestão Integrado. O Grupo Heineken está comprometido em preservar um ambiente saudável, buscando uma melhoria contínua em seu sistema de gestão, nas condições físicas das instalações e na qualificação dos colaboradores.
E essa perspectiva se estende às equipes que formam a companhia, ao incentivar a consulta e a participação ativa dos colaboradores e seus representantes na construção do ambiente de trabalho.
“O jeito Heineken de trabalhar é criando conexões verdadeiras com nossos clientes, consumidores e colaboradores, sem perder o olhar para o inusitado e para os momentos de felicidade que proporcionamos com nossos produtos” explica Andrea Bianchi, diretora de Pessoas do Grupo Heineken.
Assim, garante a qualidade e as condições de segurança dos alimentos em todos os seus processos, assegurando a disponibilidade dos produtos. Cumprindo rigorosamente todos os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis aos seus processos.
Além disso, se empenha em reduzir eventuais impactos ambientais de suas atividades e promove o uso racional dos recursos naturais, visando aprimorar seu desempenho ambiental.
O Grupo, que gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos, no interior de Minas Gerais, na que será a unidade mais sustentável da companhia.
Ao focar em desenvolvimento, a Heineken destaca dois comportamentos essenciais: a promoção de conversas verdadeiras e transparentes e o compromisso com a aprendizagem e crescimento contínuos. Ambos desempenham um papel fundamental na cultura de qualidade.
Como destaca a Heineken, é uma mentalidade em que a qualidade não se limita apenas ao produto, mas também inclui relacionamentos, a forma como de se conectar com clientes e parceiros, o desenvolvimento, a entrega de resultados e a construção do futuro da marca conectado à sociedade.
O Grupo Heineken chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas.