/
/
Qual é o varejo que queremos (e podemos) criar?

Qual é o varejo que queremos (e podemos) criar?

Trends NOVAREJO debate quais aspectos envolvem a transformação do setor no Brasil

A incerteza imposta pela crise brasileira, que se desenrola tanto no âmbito político quanto econômico, com certeza vem adiando planos e investimentos que seriam cruciais para o País. Por outro lado, a identificação de falhas também expõe fatores que, se observados, tem o potencial de alavancar a soberania popular.

Leia também:
Como os millennials podem destruir o seu negócio? 

?Não tenho dúvidas de que o processo que estamos vivendo faz parte de uma democracia que precisa amadurecer, e isso é positivo. Os anos de bonança nos deixaram extremamente complacentes, pensando em se acostumar a vender e não a ser competitivo?, afirmou Jacques Meir, diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão no debate que encerrou o evento Trends NOVAREJO, na manhã desta quarta-feira (30).

Veja a seguir as características do varejo que queremos e podemos criar daqui para frente.

Confiança para errar diferente
De acordo com Meir, com o aumento de renda, as reformas negligenciadas e o consequente desarranjo econômico, caímos no conto do vigário. ?Há duas tendências em choque: a incerteza econômica e a comportamental. Contudo, não é possível frear a conexão das pessoas com o mundo, e o movimento cultural impõe mudanças para quais não temos recursos ainda. Arbitrar prioridades é o papel do poder?, defendeu ele. ?O momento é de errar diferente.?

Rompimento de paradigmas
Líderes tradicionais continuam refém de modelos que funcionaram no passado, mas a revolução que vivemos marca o momento propício para o rompimento de paradigmas, sugere German Quiroga, especialista em e-commerce e marketplace e ex-CEO da Nova Pontocom. ?Em meio à turbulência em que vivemos há uma série de oportunidades poderosas e vantagens competitivas à disposição, incluindo mão de obra capacitada disponível e aberta a novos modelos de negócio?, destacou o executivo. Segundo Quiroga, não se pode esquecer também das mídias alternativas à televisão e outros meios tradicionais. ?Precisamos voltar para os valores básicos, pois este ajuste que está ocorrendo é positivo. Não se trata de uma visão inocente, mas sim do reconhecimento de um exercício que está apenas começando, já que muitos modelos deveriam ter deixado de existir há tempos.?

Leia também:
?Estamos no meio de um tsunami? 

Intransigência com eficiência
A obstinação deve estar presente desde que em simbiose com a produtividade ? e este componente precisa ser incorporado à cultura da empresa. Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail Stragegy, a intransigência com eficiência só é forjada pelo exemplo e a liderança. ?Isso jamais foi de fato uma pauta prioritária das empresas, cujo foco é sempre crescer, principalmente em momentos de crise. Mas este componente é crítico para a sobrevivência do negócio?, destaca o especialista. ?O Brasil tem cultura de empreendedorismo, criatividade e sustentabilidade, porém não de processos, controle e gestão. O modelo de gestão de boa parte das empresas nacionais não preza a disciplina. E para ter produtividade você precisa de disciplina. Se os colaboradores tiverem isso como prioridade fundamental, isso gera uma cultura sistêmica?, conclui Serrentino.

Leia também:
6 influências da internacionais no varejo brasileiro 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]