A Ipsos Loyalty ? área especialista em fidelização de clientes e funcionários ? divulgou nesta terça-feira um estudo para ajudar marcas e empresas, neste momento de crise, a otimizar e reter seus clientes. A divulgação englobou ainda a relação do cenário político e econômico, que interfere diretamente na confiança do consumidor e na sua satisfação com as marcas.
Outro ponto mostrado foi: por que um cliente, mesmo satisfeito, pode gastar mais na concorrência? A explicação é simples. De acordo com Rafael Peres Lindemeyer, research director da Ipsos Loyalty, ?avaliando o cenário competitivo é possível compreender em quais mercados o consumidor destina suas compras, além de prever quais os percentuais de gasto para cada um deles?.
Para que o consumidor direcione menos seus gastos na concorrência, o executivo revela o segredo: ?Gerenciar as oportunidades de uma experiência de compra recente é muito importante e faz com que se possa reverter uma situação pontual, porém a médio e longo prazo as variáveis que geram maior retorno financeiro podem ser outras e estrategicamente pode ser mais saudável para o negócio focar nestes pontos de contato?.
Para entender a frequência e preferência dos consumidores em relação aos supermercados brasileiros, Ipsos Loyalty desenvolveu ainda uma pesquisa inédita que contou com a participação de 1500 entrevistados conectados em todas as regiões do Brasil. O resultado identificou os supermercados mais visitados no primeiro semestre de 2015. O estudo também aponta que o consumidor frequenta em média três bandeiras diferentes.
Veja os quatro mais frequentados: