É só entrar no TikTok para ficarmos por dentro de uma trend, aprender um truque novo, acompanhar uma história e ver os ponteiros do relógio correrem. De acordo com o relatório “TikTok no Brasil”, da Opinion Box, publicado em julho de 2022, 64% dos usuários costumam usar o aplicativo para consumir conteúdos com temas de humor, 53% para interagir com os vídeos dos seus amigos, 42% para acompanhar e curtir os vídeos de marcas e empresas que gosta, sendo o mesmo percentual direcionado a celebridade e influenciador. Esse comportamento demonstra mudança em como o nível de relacionamento expandiu para além dos colegas de sala de aula.
Com certeza, este é um ponto de interesse para as marcas, que tentam se transformar em um tiktoker nato. “Tiktok é uma rede social dinâmica, alegre. As marcas precisam entrar nesse ritmo, produzindo conteúdo mais próximo dessa realidade, e menos propaganda. A rede social é ‘social’, ou seja, para gerar relacionamento. A venda vem de um anúncio complementar”, explica Bruno Peres, especialista e professor de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e autor do livro “O Vendedor de Sapatos”.
O humor é um chamariz da rede social que tem como função entreter e divertir. Nesse sentido, a pesquisa da Opinion Box coaduna com a lista que o TikTok divulgou dos melhores vídeos brasileiros da rede social de 2022. A relação confirma a variedade de assuntos e estímulos que fazem os influencers viralizarem na rede.
TikTok: melhores do Brasil
Mais do que em outras partes do mundo, o brasileiro adora rir e se identifica com o deboche, mas também se derrete com carisma e fofura. “O TikTok inspira criatividade e cultura, características muito comuns na comunidade brasileira. Essa lista, tão especial e autêntica, nos enche de orgulho e nos motiva, cada vez mais, a pensar em recursos e ferramentas inovadoras para que todos continuem fazendo do TikTok um lugar seguro para criar, se conectar e se expressar”, comenta Kim Farrell, Head de Operações e Marketing do TikTok na América Latina, no Relatório.
Confira os vídeos que fizeram parte de alguns dos momentos mais memoráveis deste ano.
1- Humor
Edy Silva, encontrado na rede social como @edysilva114oficial, cria vídeos de humor com personagens bem maquiadas, em que o olhar (com cílios gigantes) é a marca. O deboche é o ponto alto em todos os conteúdos, o que gera engajamento com os usuários.
@edysilvaaoficial
2- Futebol e carisma
Iran Ferreira, conhecido por Luva de Pedreiro (@luvadepedreiro), foi destaque no Brasil, sendo pauta de reportagem em veículos da grande mídia. Do interior da Bahia, o influenciador ganhou este status com vídeos apresentando suas habilidades “futebolísticas” em campinho de terra batida. Seu conteúdo já rodou o mundo e clubes famosos, junto com os bordões: “Receba” e “Obrigado, Meu Deus”.
@luvadepedreiro
3- Pitbull fofo
Os vídeos de animais são muito visualizados e engajados. O Sebastian (@seuamigopitbull) é um pitbull-influencer. O vídeo mostra um dia de autocuidado, com banho completo. Além da doçura do cão da raça que tem fama de ser violento, o vídeo chama atenção pelo ASMR.
@seuamigopitbull esse vídeo é um lembrete, pra você tirar um tempinho pra se cuidar 🧴🛀🏻 #pitbull #cachorros #asmr #asmrpet #banhopet
4- Parece, mas não é!
A surpresa é uma ótima ferramenta para manter atenção, visto que o TikTok é uma rede social dinâmica. E este ano a tendência que viralizou foram os bolos em formato de objetos, decorados de maneira realista. Neste vídeo, @vivicakedesigner come plugue de tomada, pincel de maquiagem e halter de musculação, e nos faz questionar: será que somos feitos de bolo também?
@vivicake.real Desenrola 👏🏻 #trend #desenrolabateejogadeladinho #fy #fu
5- Dica bem-humorada
Dizer que um amigo está mal cheiroso pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. João (@joaoferdnan) deu uma dica ótima e surpreendente para fazer o colega usar desodorante. E sabe como? Contando uma história.
@joaoferdnan passa passa desodorante kkkkkkkk
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Melhores do mundo
1- Testando dicas
A internet tem uma infinidade de conteúdo e principalmente tutoriais de “como fazer…”. Neste vídeo, @ox_zung reproduz alguns desses truques impensáveis. E dá certo mesmo, o que torna o vídeo mais surpreendente! Dá vontade de testar também.
@ox_zung
2- A trend que alia deboche e humor
A cantora espanhola Rosalía (@rosalia) viralizou com seu TikTok que é uma composição de imagens mascando chiclete, com uma expressão sarcástica. No Brasil, famosas, como Sabrina Sato e Pequena Lo, reproduziram.
@rosalia
3- Um choque de habilidade
Mais um vídeo que mistura surpresa e espontaneidade. Nele @lav_sings filma a reação de seus familiares ao soltar a voz, que ficam em choque.
@lav_sings papa and sis are absolutely shook #nooransisters #desi #desitiktok #patakhaguddi #reaction #voiceeffects
4- Já salvou o planeta hoje?
De forma espontânea, transmitindo realidade, o fotógrafo e ecologista australiano Robert Irwin (@robertirwin) mostra que salvou um filhote de lagarto de língua azul. O conteúdo comoveu os usuários, que fizeram comparações de Robert com seu pai, Steven Irwin, o caçador de crocodilos.
@robertirwin Rescuing one tiny but tough little bloke 😂
5- Dia de glória
Após dois anos produzindo conteúdo na plataforma, Tammachad (@thammachad), da Tailândia, recebe o prêmio de melhor criador de TikTok do ano. No vídeo, o influenciador registra o evento, o glamour e a presença de outras celebridades. Pura emoção!
@thammachad ทำได้แล้วนะคะทุกคน❤️🙏🏻 ตลอดระยะเวลา 2ปีกว่าๆ ในการทำช่องTikTok มันได้พิสูจน์ตัวเองในหลายๆอย่าง หลายๆเรื่อง จนวันนี้วันที่ 17กันยา2022 ในค่ำคืนของงาน #tiktokawards2022th ช่องThammachad ได้รับรางวัล Creator of the year มาไว้จนได้ มันดีใจจนบอกไม่ถูก ขอบคุณทุกๆ แรงสนับสนุนและผลักดันให้กับเด็กผู้หญิงตัวน้อยๆ คนนี้นะคะ สัญญาว่าจะทำให้ดีขึ้นและไม่หยุดที่จะพัฒนาตัวเองแน่นอนค่ะ รัก…ธรรมชาติ #คุณผู้ชม
O que aprender com os melhores vídeos?
Vivemos em um momento em que nos conectamos com várias redes sociais, cada qual com sua característica. Pessoas comuns se tornam celebridades no TikTok, enquanto muitas marcas engatinham nesse marketing de conteúdo.
“O principal que as marcas podem aprender com os influenciadores é a espontaneidade, trazer conteúdos que são mais próximos do dia a dia das pessoas. Isso está ligado ao benefício do produto e não só vender produto”, argumenta Bruno Peres.
O professor exemplifica com a venda de uma camiseta: usualmente vemos anúncios com o seguinte conteúdo: “camiseta por R$ 19,99”. Enquanto isso, os influenciadores vestem a roupa e dizem “olha como ficou bonito!”. Desse modo, as marcas precisam mostrar os benefícios do produto e como ele funciona, de uma maneira leve e espontânea.
A segunda dica do especialista em marketing digital é ouvir a audiência, pois os tiktokers estão o tempo todo dialogando com o público, prestando atenção nas críticas e sugestões, e criando conteúdo conforme o pedido dos seguidores. Nesse ponto, as marcas têm dificuldade, porque, por muito tempo, elas se posicionavam de forma inatingível.
+ Notícias
O papel do app na construção da experiência ideal, segundo a Amazon
A estratégia phygital do Grupo SBF para conquistar mais consumidores