No comércio físico ou online, diversos tipos de fraudes ocorrem e prejudicam o consumidor. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude, medido pela Serasa Experian, foram registradas em janeiro deste ano 161.097 ocorrências no Brasil, representando uma alta de 7,1% em relação a dezembro. Por outro viés, Isso significa uma tentativa de fraude a cada 16,6 segundos. Na comparação com janeiro de 2017 (161.355), o índice apresentou leve queda de 0,2%.
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Os economistas da Serasa Experian alegam que os golpistas estão aproveitando o aquecimento do consumo ao crédito para aplicar fraudes. O maior fluxo de pessoas realizando operações financeiras pode ser considerado ambiente propício pelos fraudadores.
O setor de serviços foi o mais afetado (37,2%) no índice de janeiro de 2018. Mas o maior crescimento no mês veio do segmento de bancos e financeiras (25,1%). Entre os que mais sofreram com fraudes, seguem o setor de telefonia (30,5%), o varejo (6,0%) e os demais (1,2%,). Abaixo, confira os principais golpes, que estão associados ao roubo de dados dos clientes:
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Emissão de cartões de crédito:
O golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.
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Financiamento de eletrônicos (Varejo)
Os criminosos compram um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada. E a conta indevida é cobrada à vítima.
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Abertura de conta
O golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.
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Abertura de empresas
Dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.
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Compra de automóveis e de celulares
Também usando uma identificação falsa ou roubada, o fraudador pode comprar pertences como um automóvel ou um celular, e ao débito, mais uma vez, fica para o consumidor.
Como evitar as fraudes no meio físico
- Não saia de casa com todos os documentos originais
- Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada.
- Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa.
- Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados. Do mesmo modo, não deixe que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento.
- Tome cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos.
- Não informe os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas.
Como evitar as fraudes no meio digital:
- Ao ingressar em um site, verifique se possui certificado de segurança. Para isso, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https). Há ainda certificados que ativam um destaque em verde na barra do navegador.
- Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança.
- Tenha cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou produtos por preços muito inferiores ao mercado.
- Não compartilhe dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passarem por você.
- Mantenha atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões.
- Evite realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de Internet.
- Ao usar computadores compartilhados, verifique se fez o log off das suas contas (e-mail, internet banking etc.).
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