O que faz um país ser atraente para as mulheres crescerem e criarem os seus negócios? A MasterCard tentou responder a essa pergunta com o Índice de Mulheres Empreendedoras, que verificou quais países dão condições propícias de apoio, como oportunidades de ascensão profissional, acesso a serviços financeiros e facilidade de fazer negócios.
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“Com a melhoria do acesso às redes essenciais, as mulheres ficam mais bem preparadas para reconhecer todo o seu potencial e acelerar o crescimento mais inclusivo. É imperativo que os setores público e privado trabalhem juntos para resolver essas questões culturais e organizacionais e capacitar ainda mais as lideranças femininas”, disse em nota Ann Cairns, presidente de Mercados Internacionais da Mastercard.
O Índice sugere que os países com condições favoráveis estimulam mais empreendedores motivados pelas oportunidades (motivados pelo desejo de progredir), ao passo que os países com condições menos propícias tendem a criar mais empreendedores motivados pela necessidade (motivados pela necessidade de sobreviver).
“O predomínio de mulheres ambiciosas e talentosas deve ser visto como uma oportunidade de negócio importante. À medida que a sociedade enfrenta o preconceito cultural existente, faremos a nossa parte para ajudar a criar as condições que fortalecerão e incentivarão a base para o crescimento pessoal e econômico “, disse em nota Martina Hund-Mejean, Diretora Financeira da MasterCard.
Ranking
Em linhas gerais, os mercados desenvolvidos estão no topo do índice, com Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Suécia e Singapura nos primeiros lugares.
Esses países têm oportunidades de ascensão profissional, acesso a serviços e produtos financeiros, facilidade de fazer negócios e governança de qualidade.
Segundo o estudo, esses países apresentam condições que apoiam as mulheres a liderarem empresas, tais como comunidades de pequenas e médias empresas sólidas, alta qualidade de governança e facilidade de fazer negócios. Em geral, as economias desenvolvidas costumam apresentar resultados melhores em termos de desenvolvimento, capital intelectual e capital financeiro das mulheres.
Embora a Nova Zelândia ocupe o primeiro lugar do Índice, Uganda e Botsuana apresentam o maior número de mulheres proprietárias de empresas em termos percentuais do total de proprietários de empresas.
E o Brasil?
O País ficou na 33ª posição do ranking global. Do total de empreendedores, a participação feminina alcança 28,2%. As mulheres ocupam mais posições técnicas (55%) e apenas 38,2% estão na liderança dos empreendimentos.
Apesar desses números, a pesquisa diz que o Brasil é o sexto País com maior avanço em relação ao empreendedorismo feminino. Além disso, as empreendedoras brasileiras têm mais acesso à educação superior que seus pares masculinos, tendo 54,6% delas realizado matrícula em universidades e faculdades, contra 40,2% dos empreendedores homens.
Estímulo
A pesquisa mostra que a determinação é o principal estímulo para o empreendedorismo feminino em mercados em desenvolvimento.
Segundo o Índice da Mastercard, Uganda (34,8%, 1º), Bangladesh (31,6%, 6º), Vietnã (31,4%, 7º) e China (30,9%, 8º) foram os únicos mercados em desenvolvimento que se classificaram entre os dez primeiros mercados em número de mulheres empresárias, em termos percentuais, em relação ao total de proprietários de empresas.
Apesar de contarem com condições menos propícias, as mulheres da Malásia (63,9), no México (59,1) e no Reino Unido (67,9) acabam tendo êxito nos negócios graças ,em parte, a contextos empresariais vibrantes e dinâmicos que valorizam o status dos empresários de sucesso.
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Quais países têm as melhores condições para as mulheres empreenderem?
Quais países têm as melhores condições para as mulheres empreenderem?
Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard mostra quais países têm as condições e as oportunidades para as mulheres criarem seus negócios. Você não imagina a posição do Brasil
- Camila Mendonça
- 3 min leitura
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