Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quais países têm as melhores condições para as mulheres empreenderem?

Quais países têm as melhores condições para as mulheres empreenderem?

Índice de Mulheres Empreendedoras da Mastercard mostra quais países têm as condições e as oportunidades para as mulheres criarem seus negócios. Você não imagina a posição do Brasil

O que faz um país ser atraente para as mulheres crescerem e criarem os seus negócios? A MasterCard tentou responder a essa pergunta com o Índice de Mulheres Empreendedoras, que verificou quais países dão condições propícias de apoio, como oportunidades de ascensão profissional, acesso a serviços financeiros e facilidade de fazer negócios.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
“Com a melhoria do acesso às redes essenciais, as mulheres ficam mais bem preparadas para reconhecer todo o seu potencial e acelerar o crescimento mais inclusivo. É imperativo que os setores público e privado trabalhem juntos para resolver essas questões culturais e organizacionais e capacitar ainda mais as lideranças femininas”, disse em nota Ann Cairns, presidente de Mercados Internacionais da Mastercard.
O Índice sugere que os países com condições favoráveis estimulam mais empreendedores motivados pelas oportunidades (motivados pelo desejo de progredir), ao passo que os países com condições menos propícias tendem a criar mais empreendedores motivados pela necessidade (motivados pela necessidade de sobreviver).
“O predomínio de mulheres ambiciosas e talentosas deve ser visto como uma oportunidade de negócio importante. À medida que a sociedade enfrenta o preconceito cultural existente, faremos a nossa parte para ajudar a criar as condições que fortalecerão e incentivarão a base para o crescimento pessoal e econômico “, disse em nota Martina Hund-Mejean, Diretora Financeira da MasterCard.
Ranking
Em linhas gerais, os mercados desenvolvidos estão no topo do índice, com Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Suécia e Singapura nos primeiros lugares.
Esses países têm oportunidades de ascensão profissional, acesso a serviços e produtos financeiros, facilidade de fazer negócios e governança de qualidade.
Segundo o estudo, esses países apresentam condições que apoiam as mulheres a liderarem empresas, tais como comunidades de pequenas e médias empresas sólidas, alta qualidade de governança e facilidade de fazer negócios. Em geral, as economias desenvolvidas costumam apresentar resultados melhores em termos de desenvolvimento, capital intelectual e capital financeiro das mulheres.
Embora a Nova Zelândia ocupe o primeiro lugar do Índice, Uganda e Botsuana apresentam o maior número de mulheres proprietárias de empresas em termos percentuais do total de proprietários de empresas.
E o Brasil? 
O País ficou na 33ª posição do ranking global. Do total de empreendedores, a participação feminina alcança 28,2%. As mulheres ocupam mais posições técnicas (55%) e apenas 38,2% estão na liderança dos empreendimentos.
Apesar desses números, a pesquisa diz que o Brasil é o sexto País com maior avanço em relação ao empreendedorismo feminino. Além disso, as empreendedoras brasileiras têm mais acesso à educação superior que seus pares masculinos, tendo 54,6% delas realizado matrícula em universidades e faculdades, contra 40,2% dos empreendedores homens.
Estímulo
A pesquisa mostra que a determinação é o principal estímulo para o empreendedorismo feminino em mercados em desenvolvimento.
Segundo o Índice da Mastercard, Uganda (34,8%, 1º), Bangladesh (31,6%, 6º), Vietnã (31,4%, 7º) e China (30,9%, 8º) foram os únicos mercados em desenvolvimento que se classificaram entre os dez primeiros mercados em número de mulheres empresárias, em termos percentuais, em relação ao total de proprietários de empresas.
Apesar de contarem com condições menos propícias, as mulheres da Malásia (63,9), no México (59,1) e no Reino Unido (67,9) acabam tendo êxito nos negócios graças ,em parte, a contextos empresariais vibrantes e dinâmicos que valorizam o status dos empresários de sucesso.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]