Você sabe o que significa O2O? Há uma nova forma de tecnologia que ganhou esse nome, mas a verdade é que ele já está presente na vida de muitas pessoas. Literalmente, esse termo O2O significa “Online to offline”. Na prática, é utilizado para momentos em que, utilizando um método online, ativamos um serviço offline – exemplos disso são aplicativos como Uber, iFood, etc.
Como comenta Felipe Zmoginski, secretário geral da Associação Brasileira de O2O, por meio de casos como o Uber Pool, é possível que pessoas que não se conhecem utilizem o mesmo serviço por meio de aplicativos. “Isso transforma os modelos de negócios, a relação com os clientes, etc”, diz.
A organização em que ele atua tem como foco provar para empresas e consumidores que o O2O é um caminho saudável para o consumo no futuro. Nesse sentido, o executivo comenta sobre um estudo feito pela Associação que mostra que, utilizando uma amostra de 2500 consumidores. Entre eles, 300 participaram de entrevistas individuais posteriores. “A primeira percepção é de que o O2O ainda é usado só por 27% do total”, comenta.
Entre o público que mais consome esse tipo de tecnologia estão os Millennials (74%) e as mulheres (54%). “Estamos em um estagio inicial, mas ainda há muito a ser conquistado”, defende o executivo. Quando o tema é escolha, ele aponta ainda que o fator mais relevante é a eficiência. Ou seja, mesmo que o consumidor prefira o Uber, se, por acaso, o Easy Taxi for mais rápido, esta será a opção mais forte.
Além disso, a opção de tecnologia permite ganho de produtividade e redução de custos para as empresas, o que permite promoções realizadas por serviços como iFood.