QPreço é a mais recente ferramenta de precificação de imóveis do QuintoAndar. A novidade une tecnologia avançada a dados públicos e históricos do mercado para oferecer análises detalhadas de preços. Seu objetivo é proporcionar mais segurança e embasamento na tomada de decisão, tanto para quem deseja vender ou alugar um imóvel quanto para aqueles que estão em busca de um novo lar.
A plataforma reúne informações abrangentes sobre o mercado imobiliário, permitindo que proprietários, compradores e inquilinos façam escolhas mais estratégicas e assertivas. Além disso, ao tornar os dados mais acessíveis, o serviço contribui para a democratização da informação, possibilitando que mais consumidores identifiquem oportunidades no setor com mais clareza e segurança.
“Para qualquer proprietário que deseja entender o valor de sua casa, essa ferramenta ajudará a tomar decisões mais assertivas e oferecer preços justos e competitivos, acelerando e melhorando a liquidez do imóvel”, explica Larissa Fontaine, Chief Product Officer (CPO) do QuintoAndar. “No fim das contas, isso é melhor e mais transparente para todos—proprietários, compradores e inquilinos”.
A ferramenta se baseia em dados concretos, incluindo transações efetivadas, registros públicos de IPTU e ITBI, além de milhares de anúncios ativos nas plataformas do Grupo QuintoAndar, para oferecer análises completas e contextualizadas. O objetivo é auxiliar os proprietários a estabelecerem preços justos e bem fundamentados para seus imóveis. Para os inquilinos, isso também significa mais transparência e segurança na negociação.
A ferramenta chega em um cenário em que a precificação de imóveis ainda representa um grande desafio no mercado imobiliário brasileiro, impactado principalmente pela dispersão e falta de uniformidade das informações disponíveis.
Precificação e busca
Um levantamento conduzido pelo Grupo QuintoAndar em parceria com o Datafolha revelou que 66% dos brasileiros já desistiram de fechar um contrato por receio de pagar um valor inadequado, enquanto 84% afirmaram ter dificuldades para encontrar dados precisos sobre a precificação justa de um imóvel. Já um estudo interno do QuintoAndar apontou que 37% dos imóveis para aluguel e 54% dos listados para venda estão com preços acima do valor de mercado.
As inovações lançadas abordam dois temas fundamentais na jornada imobiliária: precificação e experiência de busca. A precificação, segundo Lucas Lima, VP do QuintoAndar, é uma das maiores dúvidas de quem participa do mercado imobiliário. Sem uma base de dados confiável, é comum que proprietários cometam erros ao definir preços, tanto para cima quanto para baixo. Compradores e inquilinos também têm dificuldades para saber se estão pagando um preço justo. Isso reduz a eficiência do mercado, tornando transações mais demoradas e menos frequentes.
Assim, desde 2021, a empresa evoluiu na precificação, expandindo a base de dados e aumentando a precisão das informações fornecidas. Um exemplo disso é que imóveis precificados dentro da faixa recomendada pela calculadora de aluguel têm 50% mais chance de serem alugados. No caso de imóveis à venda, a conversão é 400% maior quando estão corretamente precificados.
“O segundo tema é a experiência de busca. Nosso objetivo é garantir que os clientes encontrem imóveis da maneira mais eficiente possível”, destaca o executivo. “Nos últimos cinco anos, o uso de filtros de busca na plataforma cresceu 200%, ajudando as pessoas a realizarem buscas mais precisas e relevantes. Nosso desafio agora é tornar essa experiência ainda melhor. Se acertarmos, criaremos um novo padrão para o mercado imobiliário brasileiro”.
Nova interface
Além de possibilitar a visualização de preços de imóveis, a ferramenta do QuintoAndar também está lançando novas páginas dedicadas a condomínios, que estarão disponíveis nas regiões onde a plataforma e seus operadores atuam. “Será possível encontrar uma página exclusiva para cada condomínio, destacando as características mais importantes, como áreas compartilhadas, benefícios e valores recentes de transações. Navegar entre essas páginas será tão simples quanto caminhar entre dois condomínios na rua. Você encontrará rapidamente todas as informações que procura, incluindo se há unidades disponíveis no momento”, garante Larissa.
A empresa apresentou ainda a nova interface visual intuitiva, que ajuda o consumidor a entender rapidamente onde o preço de um imóvel se encontra dentro da média da região. No futuro, o objetivo é fornecer comparações com outros preços da área, bem como valores históricos de transações. A ferramenta oferecerá informações atualizadas e comparações entre imóveis.
A área do proprietário também terá mudança. O espaço será personalizado e, assim, os donos terão informações mais atualizadas sobre seus imóveis e para acompanhar o mercado. Também serão salvas as pesquisas recentes, permitindo que os proprietários atualizem rapidamente suas buscas.
Busca por imóveis com IA
Já a jornada de busca foi reinventada. Com o uso de Inteligência Artificial (IA), foi repensada a experiência de busca de imóveis para torná-la mais intuitiva. Agora, os usuários podem falar ou escrever sobre o imóvel dos seus sonhos de forma natural, sem precisar se preocupar com filtros ou descrições predefinidas. Por exemplo: “Estou procurando um apartamento com piso de madeira e uma sala de estar iluminada” ou “Preciso de uma cozinha com um layout aberto”.
“Além dos detalhes das listagens, utilizamos aprendizado de máquina para analisar características específicas de cada imóvel. Isso vai além da simples busca sem filtros, e se torna uma nova forma para compreender as propriedades, contando com a IA para fazer todo o trabalho pesado de análise de cada foto”, explica Larissa.
Além disso, foi pensado em como fornecer mais contexto e compreensão para os usuários. Agora, será oferecido um feedback dentro do produto para ajudar a avaliar a compatibilidade de um imóvel com a busca, com insights como “Tudo o que você procura está aqui” ou “Este imóvel não atende a alguns dos seus critérios principais”.
“Estamos oferecendo essas ferramentas gratuitamente para todos porque acreditamos que criar transparência e confiança no mercado imobiliário é o caminho para o futuro”, reforça a executiva. “Continuaremos desenvolvendo produtos que antes pareciam impossíveis, sempre com os olhos voltados para o futuro. As inovações de hoje são apenas o começo da nossa visão para o lar do futuro, mais intuitivo, mais transparente e sempre centrado em nossos investimentos”.
O papel na vida do consumidor
De acordo com Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar, o objetivo da plataforma é tornar a busca, o aluguel ou a compra de um imóvel cada vez mais simples, fácil e acessível. Com 10 anos de história, a plataforma tem 45 milhões de visitas mensais e já teve 7 milhões de anúncios publicados.
“Mais de 50% das buscas imobiliárias em São Paulo contêm o nome do QuintoAndar. Nossa escala é sem precedentes: fizemos mais de 25 milhões de visitas a imóveis, evitando visitas desnecessárias com informações detalhadas online. Realizamos mais de 700 mil transações anualmente, movimentando mais de R$ 200 milhões em aluguel, compra e venda”, destaca.
Nos últimos cinco anos, o número de imóveis administrados pelo QuintoAndar cresceu cinco vezes, chegando a quase 300 mil. O volume de transações de compra e venda aumentou dez vezes.
“Mas o que mais nos orgulha é termos ajudado mais de dois milhões de pessoas a morar melhor. Eu penso que nossa casa é o lugar onde passamos boa parte da nossa vida. Investimos uma grande parte da nossa riqueza e economias no lugar onde moramos. E para isso, a casa ideal depende do momento de vida de cada um”, reforça.
Jornada de compra
Segundo Lucas Lima, VP do QuintoAndar, atualmente, os consumidores querem variedade, um amplo estoque de imóveis, uma boa jornada tanto no pré-contrato quanto no pós-contrato e um preço competitivo. Por isso, a empresa trabalha nessas três frentes.
“Temos um princípio de liderança no QuintoAndar, que é encantar o cliente. Isso está muito presente no nosso dia a dia. Já realizamos 25 milhões de visitas ao longo da nossa história e, atualmente, coordenamos cerca de 450 mil visitas por mês. Cada uma dessas visitas exige coordenação com o proprietário do imóvel e com o corretor parceiro que auxiliará na visita. Imagine a complexidade logística desse sistema”, conta.
Nesse cenário, à medida que o agendamento se torna mais eficiente, fluido e intuitivo, ficou fácil entender quem realmente tem interesse no imóvel. O executivo relata que o cancelamento de agendamento gera um problema de experiência para o proprietário, o corretor e todo o ecossistema envolvido. Ao reconhecer isso, foi redesenhada a jornada e os cancelamentos de última hora foram reduzidos em 60% .
Já na jornada de cumprimento, mais especificamente no final do processo de compra, foi aprimorada para trazer mais clareza e visibilidade para compradores e vendedores sobre os prazos e documentos necessários. Com mais transparência e fluidez, foi reduzido em 23% o tempo entre a assinatura do contrato e a entrega das chaves.
O desafio da precificação
Além disso, o QuintoAndar conta com mais de 5 mil corretores parceiros na plataforma, tecnologia, processos e dados para desempenhar suas atividades. Ao longo dos anos, foram desenvolvido diversos sistemas e processos, mas, em determinado momento, o ambiente ficou desconexo e pouco intuitivo. Corretoras e corretores precisavam lidar com vários aplicativos diferentes para realizar seu trabalho.
“No ano passado, consolidamos tudo em um único aplicativo, reunindo informações sobre portfólio de clientes e imóveis, facilitando a preparação para visitas e o acompanhamento pós-visita. Lançamos o app em 3 de janeiro e, em menos de um mês, atingimos 70% de adesão na base ativa de corretores. Além disso, o NPS (Net Promoter Score) do app chegou a 86%, demonstrando um alto nível de satisfação”, relata Lucas.