Pesquisar
Close this search box.
/
/
Publicidade mobile: quando e como fazer?

Publicidade mobile: quando e como fazer?

O crescimento no uso dos dispositivos móveis e a popularização da internet trouxeram novas possibilidades para o mundo da publicidade e da propaganda.

Hoje as empresas podem contar com as mídias tradicionais, que são TVs, rádios, revistas, jornais, e ainda investir em mídia on-line, banners em portais, redes sociais e aplicativos. São diversos os meios e deveriam trazer resultados fantásticos. Contudo, para realizar ações assertivas é preciso contar com um bom planejamento e execução. Do contrário, os efeitos estarão sempre abaixo das expectativas, independente dos investimentos realizados.

A venda de smartphones aumentou 33% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2014, apontam dados da IDC e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Isso significa que 14,078 milhões de aparelhos foram comercializados no trimestre. E vale lembrar que os aparelhos estão com as pessoas o tempo todo. Não é a toa que um levantamento da Pesquisa Brasileira de Mídia (PMB) 2015 mostrou que atualmente 66% dos acessos feitos à internet são realizados via smartphones.

Neste cenário, é fundamental considerar os dispositivos móveis nas estratégias de publicidade das empresas. Mas quem nunca viu surgir uma propaganda completamente fora do seu perfil na timeline das redes sociais? Isto é comum e acontece todos os dias por erros nas estratégias de divulgação.

Se os smartphones e a internet trouxeram novos meios de atingir o consumidor, também fornecem muito mais informações sobre as preferências de cada um.

Para interagir com o cliente nos momentos mais oportunos é preciso contar com dados sobre a faixa etária, as preferências na internet, geolocalização, por exemplo. São inúmeras as estratégias móveis que podem ser planejadas e render maior conversão de venda para as empresas. Além disso, existem diversas maneiras de combinar mundo virtual e mundo real de uma forma interativa.

Como grande parte das pessoas passam o dia inteiro conectadas isso oferece inúmeras possibilidades aos anunciantes. Não é a toa que estimativas da consultoria eMarketer mostram que o investimento global em publicidade nas plataformas móveis deve alcançar US$ 100 bilhões em 2016, o que representaria um aumento de 400% em relação a 2013.

Um setor que precisa de divulgação e que está em alta é o de gastronomia. Tanto que o consumo de vídeos de culinária cresce 296% em dois anos no Youtube, segundo pesquisa do Google. Além disso, só em 2014, 87 milhões das visualizações do Youtube na América Latina foram de culinária e outros temas ligados a gastronomia. Hoje muitas pessoas estão querendo aprender a cozinhar e criar pratos diferenciados e gostosos para os seus familiares e amigos. E que tal pensar em soluções mobile ou não para esse mercado para promover a sua marca?

Bom, voltando ao tema do artigo, outra questão que vale a pena avaliar é que o retorno sobre o investimento em publicidade móvel pode ser mais significativo do que outras mídias. Por meio dos dispositivos móveis é possível atingir o público-alvo de maneira mais assertiva. Ter uma propaganda sobre um restaurante no Facebook perto da hora do almoço é melhor do que na TV, por exemplo. Afinal, as pessoas que estão no escritório têm acesso ao smartphone, mas nem sempre a televisão.

Por isso, ter os melhores resultados depende dos bons conhecimentos sobre o mundo digital e expertise para avaliar qual a melhor ação com base no perfil do público que se quer atingir.

 

*Cleber Guerra é diretor de Criação da Settiges, agência brasileira de Design, Promoção e Propaganda. 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]