/
/
A psicologia por trás das apostas: o que influencia os consumidores das bets?

A psicologia por trás das apostas: o que influencia os consumidores das bets?

Pesquisa, apresentada durante o CONAREC 2024, traça o perfil dos consumidores de canais de apostas esportivas

Elas estão em toda parte, seja em propagandas e anúncios na TV, rádio ou internet, em postagens nas redes sociais e até mesmo em patrocínio de times de futebol. As chamadas bets – empresas de apostas esportivas – conquistaram os brasileiros ao permitir aos apostadores serem mais do que simples espectadores. Agora eles são, sobretudo, participantes ativos.

Mas o que realmente influencia e motiva os consumidores das bets? Afinal, para os brasileiros que, em sua maioria, possuem uma renda curta e precisam fazer cálculos para pagar as contas mensais, as apostas representam um risco para a saúde financeira.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, apresentada no CONAREC 2024, ajuda a esclarecer essa questão. 

Apresentada por Renato Meirelles, diretor presidente do Instituto Locomotiva, e Christian Ommundsen, diretor de CX da QuestionPro, a pesquisa ouviu 1387 pessoas em todo o Brasil – homens e mulheres maiores de 18 anos. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais. 

Motivação inicial das apostas

De acordo com o levantamento, 68% dos brasileiros tiveram influência de propagandas ou anúncios de apps/sites de aposta esportiva ou de patrocínio de times para começar a fazer apostas esportivas. 

Entre quem já fez apostas esportivas, 39% tomou conhecimento por meio de propagandas na TV ou rádio, 37% na internet, 36% por meio de recomendação de amigos e conhecidos e 29% influenciados por postagens em redes sociais.

Impacto na relação com o esporte

Outro recorte do estudo apontou que 77% dos apostadores passaram a acompanhar mais esportes depois que começaram a fazer apostas esportivas.

A modalidade que ganhou mais apostas dos brasileiros foi o futebol (86%), seguido pelo basquete (21%), vôlei (15%), Fórmula 1 (13%), e-sports (13%) e tênis (11%). Além disso, 55% informaram apostar em outros esportes além do futebol.

Sorte ou conhecimento?

Quando indagados se as apostas esportivas dependem mais de conhecimento ou de sorte, 61% dos respondentes apontam o conhecimento como fator preponderante, sobretudo homens (64%). Já entre os 39% que creditam na sorte, 43% são mulheres.

Quase metade das pessoas (49%) acredita que tem mais conhecimento sobre esportes do que a média dos apostadores, enquanto que 20% acham que têm o mesmo conhecimento e 31% menos conhecimento em comparação à média.

Ainda relacionado ao comportamento, 4 em cada 10 apostadores têm superstição para trazer sorte enquanto acompanham o esporte em que fazem apostas.

Recompensas

Um dos tópicos da pesquisa abordou os critérios que levam as pessoas a escolher um determinado site ou app de apostas. Para 62%, os patrocínios de times influenciam na escolha, enquanto que 53% são convencidos por propagandas e anúncios. 

Merece destaque os 38% motivados por bônus ou cashback. “A lógica de crescimento das bets é a lógica de oferecer cupons”, explica Renato Meirelles.

Conforme mostra o levantamento, há uma diferença entre a alta e baixa renda nos principais drivers para a escolha de um site ou app de apostas. Para as classes A e B, por exemplo, bônus e cashback é o principal critério de escolha (47%), enquanto que apenas 29% das classes D e E apontam este tópico.

Por outro lado, 79% das pessoas das classes D e E são influenciadas por patrocínio de times, contra 49% das classes A e B.

Apostas “multicanais”

Os apostadores, de forma geral, não são “fiéis” a um determinado canal de aposta. Pelo contrário. A maioria (59%) já jogou em mais de um app ou site especializado e 13% já jogaram em 5 ou mais empresas. 

Além disso, 84% já mudaram o app ou site em que apostam. Os principais motivos para troca foram o oferecimento de bônus e cashback (37%), propagandas e anúncios (26%) e recomendação de amigos (25%). Ao todo, 6 em cada 10 apostadores já trocaram o app ou site porque sentiram que estavam com azar.

“As apostam geram retenção de clientes a partir do momento em que eles não apostam apenas nos resultados. Também podemos afirmar que a experiência do usuário (UX) é importante. No entanto, se o site ou app não der retorno financeiro, eles não fidelizam os apostadores. Por isso o oferecimento de bônus ou cashback”, conclui Renato. 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]