Quando o WhatsApp começou a oferecer uma funcionalidade que permite que sejam feitos telefonemas – como em um telefone comum -, as operadoras de telefonia levaram um susto. Afinal, por que alguém faria uma ligação normal se, com o app mais utilizado pelas pessoas, seria possível ligar e usar somente os dados de internet?
Naturalmente, a primeira reação dos consumidores foi a dúvida: será que a qualidade da ligação seria boa? Inicialmente, os telefonemas feitos via WhatsApp funcionavam bem apenas quando o celular estava conectado à Wi-Fi, ou quando o sinal da operadora estava em perfeitas condições. Contudo, esse cenário parece ter mudado: hoje, ao fim de uma ligação, o WhatsApp pede ao usuário que avalie a qualidade da ligação. E ela tende a ganhar cinco estrelas.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Contudo, o WhatsApp não é o único aplicativo que oferece essa funcionalidade. Apps como o Messenger (do Facebook) e o Viber também já contam com esse serviço. Mas, será que eles funcionam? Será que consomem muitos dados? Naturalmente, essas são dúvidas que ocupam a mente do consumidor. A boa notícia é que a Proteste – Associação de Consumidores resolveu descobrir as respostas para essas e outras questões. Para isso, a instituição avaliou os aplicativos mais baixados e (ufa!) teve resultados animadores.
Nesse teste, a Associação testou as versões para os sistemas operacionais Android e iOS e analisou, também, o Facetime, que já vem instalado nos aparelhos da Apple. Como a Proteste destaca, o Skype e o Viber oferecem ligações para telefones fixos e móveis e exigem pagamento esses serviços. Fora isso, os apps precisam apenas dos dados da franquia de Internet para funcionar.
“Minha internet vai acabar se eu usar o WhatsApp para telefonar?”
Uma das melhores notícias da Proteste, nesse caso, é que, em uma ligação por voz, há pouca diferença de gasto entre as tecnologias 3G e 4G, ou até mesmo no Wi-Fi. A diferença só será sentida caso a conversa seja muito longa.
Além disso, entre os aplicativos avaliados, o WhatsApp foi o que menos consumiu dados durante um telefonema, tanto no Android quanto no iOS. Se o usuário usar esse aplicativo todos os dias para telefonar, durante um mês, gastará 264 megabytes (MB) no Android e 300 MB no iOS. Contudo, se a ligação for feita por vídeo, o consumo aumentará bastante.
“A ligação demora para ser efetuada?”
Em sua análise, a Proteste também verificou o tempo de recebimento e de espera das chamadas feitas por apps. Dessa forma, conclui que a espera é sempre maior do que nas ligações feitas por telefones móveis ou fixos. Isso acontece porque o telefone começa a informar que estão tocando antes de começar a chamar de fato.
A Proteste testou a demora para a chamada ser iniciada após apertar o botão “ligar” com o aplicativo aberto no celular que vai receber a ligação. O Hangout (iOS) se saiu pior, porque levou mais de cinco segundos chamar. O Google Duo (Android e iOS), WhatsApp (iOS), Messenger (iOS) e Facetime (iOS) foram os melhores avaliados, com menos de três segundos. Quando os aplicativos estão fechados – que é a situação mais comum – a ligação demora mais tempo.
O Skype levou 13 segundos no Android e 9 no iOS. A média geral dos aplicativos aumentou e poucos conseguiram manter o toque no mesmo tempo do app aberto.
“Será que vou conseguir conversar numa boa?”
A Associação avaliou também a qualidade da chamada. Nesse aspecto, quem se destacou foi o Viber (Android), por ter pouco retorno de voz no 3G e no 4G, e no Wi-Fi não mostrou atraso. O pior avaliado foi o Hangout (Android), que teve retorno e atraso na voz visíveis no 3G, 4G e no Wi-Fi. No iOS, todos foram considerados bons, em especial, o Facetime.
Para realizar ligações por vídeo, a melhor opção é o Messenger no Android que, apesar de apresentar som baixo, teve pouco atraso na voz e na imagem. No iOs, o Facetime fez a diferença, mais uma vez, com quase nenhum atraso e boa qualidade de imagem.
Ao considerar apenas o consumo de dados de voz, a melhor alternativa é o WhatsApp (iOS e Android). Para vídeo, no Android, o Skype se saiu melhor, seguido pelo WhatsApp.
Podemos confiar?
Para avaliar a segurança oferecida pelos aplicativos, a Proteste considerou a garantia de criptografia da mensagem de ponta a ponta, porque considera que isso é fundamental. O Skype e o Hangout (Android e iOS) não oferecem a proteção, por isso foram considerados ruins.