/
/
Em outubro, proporção de famílias endividadas chega a 51,9% em SP

Em outubro, proporção de famílias endividadas chega a 51,9% em SP

Segundo levantamento realizado pela FecomercioSP, com as altas dos últimos meses, o valor obtido é o maior do último ano. Entenda

Em outubro, a proporção de famílias paulistanas endividadas teve alta pelo quarto mês consecutivo, chegando a 51,9% (crescimento de 0,2 ponto porcentual). Essa é a maior proporção atingida nos últimos doze meses, como aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em relação ao mesmo período de 2015, houve queda de 0,5 p.p. quando 52,4% das famílias possuíam algum tipo de dívida.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Em números absolutos, o total de famílias endividadas passou de 1,989 milhão, em setembro, para 1,997 milhão, em outubro – em 2015, esse número era de 1,880 milhão.

Embora a proporção de famílias endividadas com renda inferior a dez salários mínimos tenha apresentado queda de 0,8 ponto porcentual em relação a setembro, tal proporção, de 55%, é superior à das famílias que ganham mais de dez salários mínimos, que atingiu 42,6% (alta de 2,8 p.p. na comparação com o mês anterior). Na visão da entidade, as famílias de renda mais baixa sentem mais o impacto do aumento dos preços dos produtos de necessidades básicas, como alimentos, e é natural recorrerem ao crédito como forma de complementar o orçamento.

Entre os consumidores endividados, 35,2% deles comprometem sua renda por mais de um ano com as dívidas; 24,4% até três meses; 19,8% de três a seis meses; e 18% comprometem sua renda entre seis meses e um ano.

Inadimplência
No mês de outubro, 18,8% das famílias paulistanas afirmaram estar com as contas em atraso, queda de 1,1 p.p. em relação ao mês anterior. No entanto, com relação ao mesmo período do ano passado, houve uma alta de 0,8 p.p.. Em números absolutos, o total de famílias com contas atrasadas passou de 765 mil, em setembro, para 722 mil, em outubro. Em 2015, esse número era de 646 mil, apresentando alta, ano a ano, de 76 mil famílias.

Entre as famílias com contas em atraso, 47,9% delas tem contas vencidas a mais de 90 dias; 26,3% têm contas atrasadas entre 30 e 90 dias; enquanto que 25,3% do total de famílias estão com dívidas atrasadas por até 30 dias.

Assim como o endividamento, a inadimplência também segue mais acentuada nas famílias com menor renda, as mais impactadas pelos efeitos da inflação e da alta de juros. Entre as que ganham até dez salários mínimos, 23,6% estão com contas atrasadas – queda de 1,6 p.p. na comparação com setembro de 2016. Já entre as famílias com renda superior a dez salários, 7,2% disseram estar com débitos atrasados, queda de 0,4 p.p..

O cartão de crédito continua o maior protagonista do cenário de endividamento, mas apresentou estabilidade em relação a setembro e foi utilizado por 72,6% dos entrevistados em outubro. Na sequência dos tipos de dívidas mais recorrentes estão o financiamento de carro (13,7%), crédito pessoal (13,5%), carnês (11,5%), financiamento de casa (11,3%) e cheque especial (8,5%).

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]