/
/
PL quer “apagar” informação de transgênico em rótulo de alimento

PL quer “apagar” informação de transgênico em rótulo de alimento

Projeto de lei do deputado federal Luis Carlos Heinze sugere tirar o "T" de transgênicos das embalagens. E essa não é a única mudança

Uma das recentes vitórias na defesa do consumidor pode sofrer um revés muito em breve. É que está na pauta de discussão do Congresso Nacional um projeto de lei sugere mudança na regra de informação de alimento transgênico ou geneticamente modificado no rótulo de alimentos. Pior para o consumidor.

Atualmente, é obrigatória a rotulagem de produtos que possuam em sua composição organismos transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs), com a utilização do símbolo “T” e alguns detalhes técnicos. Essa obrigatoriedade independe da quantidade de transgênicos no produto.

De autoria do deputado federal, Luis Carlos Heinze, o projeto de lei conhecido como “PL Heinze” sugere que sejam rotulados como transgênicos apenas alimentos que contenham 1% modificação em sua composição. Mais: essa presença terá que ser comprovadamente detectada por meio de análise em laboratório.

Recentemente, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) deu início a uma campanha contra o projeto de lei. E o protesto se ampara em diversos argumentos, alguns deles preocupantes.

Um deles ocorre justamente na identificação do transgênico em laboratório. Atualmente, DNAs transgênicos não são detectáveis em alimentos processados e ultraprocessados. “Ou seja, a rotulagem passa a depender de um teste que, sabidamente, não identifica o que deveria identificar em muitos dos produtos que levam Transgênicos”, diz o informe do instituto.

O temor do IDEC é que produtos que passem no teste de DNA recebam o rótulo “livre de transgênicos”, mesmo que tenha tal essa modificação em laboratório no processo de produção industrial.

Fim do “T”

Além disso, o mesmo projeto de lei pode simplesmente banir o “T”. No lugar, seria incluído apenas um texto informativo, o que impediria a facilitação visual do produto transgênico. “Ou seja, corremos o risco de passar a consumir alimentos transgênicos sem saber e, com isso, perderemos o poder de escolher por um produto sem qualquer presença desses organismos”, alerta o IDEC.

Brasil é um dos líderes

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor por hectare de transgênicos do planeta. Segundo dados da International Service for the Acquisition of Agri-biotech (ISAAA), entidade global que mede o uso de alimentos geneticamente modificados, mais de 94% da soja produzida no país é modificada. Já o milho teria um índice superior 84%. Veja o ranking:

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]